agosto 08, 2005

[Segurança] 10a pesquisa de segurança FBI/CSI



Desde 14 de julho está disponível a 10a Pesquisa de Segurança e Computer Crime do FBI/CSI ("10th annual Computer Crime and Security Survey"). É um excelente material de referência, apontando a cada ano as principais ameaças e contra-medidas tomadas pelas principais empresas americanas. Obviamente, como as empresas recebem um questionário onde optam por respondê-lo ou não, os números representam uma tendência geral do mercado. Poucas são as empresas que respondem a este tipo de questionário, de forma que não podemos considerar estes dados como sendo absolutos.

Os principais pontos levantados neste ano foram:


  • Os prejuízos decorridos de falhas de segurança está caindo: uma média de $204,000 neste ano contra $526,000 no ano passado.
  • Os ataques de Virus continuam sendo a maior fonte de perdas financeiras (32% do total).
  • Acesso não autorizado é a segunda maior causa de prejuízos por crimes computacionais (24% do total), mais do que ataques DoS (que era o segundo colocado no ano passado).
  • Da mesma forma, os prejuízos por causa de roubo informação proprietária mais do que dobraram desde o ano passado.
  • Continua a tendência das empresas não reportarem invasões, devido ao receio de publicidade negativa sobre o fato.

A pesquisa pode ser obtida diretamente no site do CSI (Computer Security Institute), e é uma excelente referência sobre o assunto: www.goCSI.com

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.