outubro 05, 2005

[Segurança] Cuidado com as mensagens que recebe !!!

Uma amiga me enviou, ontem, um e-mail que falava sobre um programa que promete gerar números para cartão de celular pré-pago, para se fazer ligações de graça.
GENTE, esse tipo de coisa NÃO existe !
Só para confirmar, eu abaixei o programa e testei no site Virustotal, que verifica online o arquivo enviado para eles utilizando 22 antivírus diferentes. O resultado é este que está na tela: 5 deles conseguiram identificar que esse falso programa de gerar códigos de celular (chamado gerador.exe) tinha um Trojan bancário - isto é, um programa específico para capturar senhas de Internet Banking.

Moral da história:
  • Nunca acredite em e-mails que prometem facilidades.
  • Nunca clique em links de mensagens de e-mail que te mandem abaixar e executar um programa (fácil de identificar pelo final .exe, .com ou .scr -> estes são os + comuns)
  • Cuidado pois existem centenas de mensagens falsas circulando por aí !
  • Nunca abaixe e instale programas da Internet.
  • Na dúvida se foi invadido, a primeira coisa que vc tem que fazer é ligar para seu banco e solicitar a troca da senha.

Outra coisa: Nunca confie 100% no seu antivírus, pois a variedade de vírus e programas espiões é tão grande que eles nem sempre conseguem se atualizar a tempo. Isto é especialmente verdade no caso de programas para capturar senha de banco (chamados também de "spywares" e que vem geralmente em mensagens de e-mail, chamadas de "phishing scam"). Estes programas são muito específicos, variando de acordo com a pessoa que o criou (varia a forma de captura, o site de internet banking "alvo", para onde os dados são enviados, etc, etc, etc), de forma que os antivírus normalmente falham em identificá-los, pois varrem os arquivos procurando por caracteríticas pré-determinadas (comandos, "padrões de comportamento", etc).

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.