setembro 11, 2006

[História] 11/9: 5 anos depois

"The images of two planes in a clear blue sky crashing into skyscrapers are as searing and incomprehensible today as they were five years ago."
CNN


Hoje fazem cinco anos que aconteceram os ataques de 11 de setembro contra os EUA, onde mais de 3000 pessoas foram mortas, principalmente no ataque às torres gêmeas do WTC.

Estava revendo um replay da cobertura da CNN naquele dia, e isso me fez relembrar os sentimentos que floraram naquele dia, onde eu e alguns colegas acompanhamos o ocorrido ao vivo, pela Web.

Este incidente mudou o mundo. O mundo de hoje é, certamente, diferente do que naquela época imaginávamos que ele poderia ser. Algumas coisas acho importante listar:

  • O terrorismo passou a ser uma ameaça constante;
  • Nos EUA, sob desculpa de combate ao terrorismo, muitos direitos fundamentais (principalmente no tocante a privacidade) foram colocados de lado;
  • O Mundo Árabe, em especial os mulçumanos, começaram a ser encarados e tratados como os grandes inimigos da civilização (algo absolutamente injusto e que só piora a situação);
  • O mundo passou a viver em estado de Guerra (primeiro contra os talebans, depois contra o Saddan);
  • Viajar de avião deixou de ser um símbolo de status e passou a ser uma "atividade suspeita". Temos que provar que não somos terroristas toda vez que vamos colocar os pés em um avião.


Arrisco dizer que houveram alguns pontos positivos após isso tuso. Principalmente, ao meu ver, o terrorismo passou a ser uma atividade absolutamente repugnante do ponto de vista de nossa civilização. Virou sinônimo de barbárie. Usar o terrorismo como arma política, como acontecia antigamente com o ETA (Espanha) e o IRA (Inglaterra), passou a ser algo absolutamente inaceitável. E, desde então, não lembro de ter visto algum caso atribuído a eles (se houveram, foi numa quantidade e impacto muito menor do que acontecia antigamente).

Do ponto de vista da Segurança da Informação, hoje muito se discute sobre o direito a privacidade dos cidadãoes e o poder de monitoração e investigação dos governos. É uma disputa onde os dois lados tem seus motivos.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.