outubro 05, 2006

[Cidadania] O Astronauta Brasileiro

Ontem, na Futurecom, tive a oportunidade de assistir uma palestra do astronauta e cosmonauta Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a ir para o espaço. A palestra foi patrocinada pela Venturus.



A propósito, há uma piada correndo na Internet segundo a qual "foi só um brasileiro is para o espaço que sumiu um planeta" (Plutão).

Como (quase) todos nós já sonhamos um dia em ser astronauta, não foi surpresa ver a quantidade de pessoas que se amontoavam para assistir a apresentação e, depois, tirar fotos com ele.

A palestra dele foi excelente. Ele, em si, é uma pessoa cativante: simpático, simples e de origem humilde - chegou ao que é hoje através de muito esforço, estudo e dedicação. Ele falou sobre como foi sua formação, como foi sua escolha para ser o astronauta brasileiro e como foi todo o treinamento e preparativos para o vôo. Além de contar como foi o vôo em si e vários detalhes engraçados e/ou curiosos que ocorreram. Hoje ele ainda atua na Agência Espacial Brasileira.

Ele terminou sua apresentação com uma frase de Gandhi, que mostra muito bem a importância de pensarmos como comunidade, como um grupo, e não individualmente:
“Tudo que fizermos individualmente será insignificante, mas é muito importante que cada um de nós faça a sua parte!”

Essa foi, na minha opninão, a principal mensagem dele. Ao ver a Terra do espaço, pode-se ver o quanto somos pequenos, individualmente. Porém, somos especiais graças a soma de todos nós, e a nossa evolução através das gerações (daí a importância da educação, da preocupação com a formação das crianças e jovens - pois eles ditarão nosso futuro).

Ele tem um site em www.marcospontes.net.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.