janeiro 16, 2009

[Segurança] Infestação de verme na Internet

Vários sites (por exemplo, a INFO Online) tem notificado que milhões de computadores em todo o mundo têm sido infectados pelo Malware conhecido como "Downadup" (ou também Conficker ou Kido).

O Downadup explora uma falha no Windows Server Service, MS08-067, corrigida em outubro, além de se propagar através da rede local após identificar os usuários do computador infectado e realizar um ataque de dicionário para descobrir as senhas.

Apesar de utilizar uma vulnerabilidade que foi corrigida há mais de dois meses e explorar o uso de senhas fracas, o verme está se espalhando rapidamente e fazendo milhões de vítimas no mundo todo. Já se passaram alguns anos em que não enfrentamos uma grande infestação de vírus ou verme em escala global. A F-Secure estima que mais de 9.8 milhões de computadores foram infectados pelas diversas variantes do malware.

Para saber como identificar e remover este verme, visite o site do seu fabricante de antivírus preferido. O site da F-Secure, por exemplo, possui uma página que descreve esta ameaça.

Um comentário:

SS disse...

Grande Anchises, como vai?

A situação do Conficker/Downadup/Kido realmente está ficando fora de controle e tem tomado bastante espaço na mídia...

Postei também sobre o assunto ontem - juntando muita informação que tem aparecido dispersa sobre a ameaça...

O post se chama Conficker / DownadUp / Kido: De um erro de programação a um WORM Global

[ ]s!

Sandro Süffert
http://blog.suffert.com

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.