novembro 04, 2009

[Segurança] O exemplo vem de cima

Quando uma empresa decide implementar uma nova política de segurança, costumamos dizer que é fundamental que a iniciativa tenha o apoio da alta direção. Isto ocorre quando os executivos, diretores e o presidente da empresa estão conscientes dos riscos existentes e da necessidade de criar normas e regimentos internos relacionados a Segurança da Informação.

Este tipo de comprometimento "top-down" é muito importante pois o ser humano tem uma tendência natural em rejeitar mudanças, ainda mais quando se tratam de novas normas e regras que, em muito casos, limitam e regulam acessos e direitos pré-existentes de muitos funcionários. Quando os executivos da empresa manifestam seu apoio a política de segurança, eles estão incentivando os demais funcionários a fazer o mesmo (seja por imposição ou por darem um bom exemplo).

Por isso eu fiquei muito entusiasmado quando assisti o vídeo abaixo, do presidente americano Barack Obama, disponibilizado pelo canal da Casa Branca no YouTube. O vídeo foi produzido como parte das ações de conscientização do "National Cybersecurity Awareness Month", uma iniciativa americana que elegeu o mês de Outubro para divulgar e difundir os riscos e cuidados que todos devem tomar ao utilizar a Internet.



No vídeo, Obama discursa sobre os riscos existentes na era da informação, sua importância e como os EUA são dependentes das redes digitais hoje em dia - e, ao mesmo tempo, altamente vulneráveis a cyber attacks. O governo Obama elegeu as redes como bens críticos e está priorizando sua proteção. Ao mesmo tempo que, como consumidores, utilizamos a Internet para fazer compras e pagar contas ou impostos, o presidente Obama lembra que somos vulneráveis a ataques que violam nossa privacidade ou roubam nossa identidade.

Segurança cibernética é responsabilidade do governo, setor privado e da população em geral. No vídeo, são apresentados três conselhos para os internautas se manterem seguros online:
  • Mantenha seus softwares de segurança e sistemas atualizados (o mesmo vale para o sistema operacional de seu micro e as principais aplicações que utilize);
  • Sempre saiba com quem você está interagindo online, seja uma empresa ou uma pessoa;
  • Nunca forneça suas informações pessoais e financeiras sem antes verificar se está lidando com alguém legítimo.

São conselhos simples e que sumarizam os principais cuidados que todos devemos ter ao utilizar a Internet.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.