fevereiro 23, 2010

[Cybercultura] Quando o Carnaval esvazia a Internet

Na semana passada os internautas brasileiros perceberam uma grande lentidão na madrugada do dia 18 (quinta-feira) para o dia 19 (sexta), causada pela falha em um cabo submarino que interliga uma parte da Internet brasileira com o mundo. Mais especificamente, a falha foi em um cabo que liga o backbone da RNP (Rede Nacional de Pesquisas) em São Paulo até Miami. Uma notícia da Info Online mostrou os dados de tráfego obtidos de um monitor online disponível no site da RNP, que mostra o momento em que a conexão fornecida pela Global Crossing enfrentou uma queda abrupta que durou, aproximadamente, das 22h até as 6:00 da manhã do dia seguinte.

Mas, na minha opinião, o mais interessante foi analisar as estatísticas disponíveis no site da RNP e perceber que há uma grande queda no tráfego internet durante o período do Carnaval, o que mostra que mesmo os internautas não resistem e dão uma pausa no feriado.

O gráfico abaixo foi retirado hoje do site da RNP, que mostra o tráfego de dados mensal do link com Miami. Nele, é possível ver a quantidade de dados trafegado nas últimas quatro semanas. Como a maior quantidade de dados trafegados pela Internet ocorre durante o dia, de segunda a sexta, é fácil identificar os dias da semana no gráfico (e os sábados e domingos são marcados por um volume muito menor de dados). Claramente, cada "morrinho" no gráfico corresponde a um dia da semana, com 5 picos que representam o volume de dados trafegado nesse link Internet de segunda a sexta, durante o dia. Assim, se olharmos bem, podemos achar facilmente o tráfego de dados na semana do Carnaval.

Marcado como "Week 7", a semana do Carnaval começa com um volume de tráfego na segunda e terça equivalente ao período de sábado e domingo (o período com quatro pequenos picos de tráfego aparece claramente no quadro), seguido por um volume de dados um pouco maior na quarta-feira de cinzas. O link Internet volta ao normal na quinta e sexta-feiras após o Carnaval, representado por dois picos mais altos que antecedem dois picos baixos, do final de semana seguinte.

Não há como negar, o Brasil realmente para durante o Carnaval. Seja no mundo físico ou no virtual; seja nas ruas, nas lojas ou na Internet.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.