março 15, 2010

[Cyber cultura] 25 anos de Internet

Há exatos 25 anos atrás, em 15 de março de 1985, uma empresa fabricante de computadores registrou o primeiro domínio .com da história: symbolics.com. Hoje a Internet já faz parte do nosso dia-a-dia. Atualmente cerca de 1.7 bilhões de pessoas (cerca de 1/4 da população na Terra) acessam os mais de 192 milhões de sites (nomes de domínio, para ser exato) existentes na Internet. Destes, mais de 80 milhões de sites usam o final ".com", dos quais 11.9 milhões são sites de e-commerce e de empresas.

Não temos mais amigos, temos "contatos". Nossos amigos não são mais pessoas, eles viraram endereços de e-mail e "perfis". Eles não moram em casas, habitam sites e listas de contatos. Não temos mais "rodas de amigos", temos "redes sociais". Ainda uso cartão de visita, mas prefiro o LinkedIn. Esqueça o buteco e o "happy hour", agora encontramos nossos amigos em comunicadores instantâneos, páginas de blog, sites de redes sociais e no tal do Twitter. Não conversamos mais... nós nos comunicamos e trocamos e-mails e recados ("scraps"). O ladrão virou hacker, diário virou blog, jornal virou site, fofoca virou "tuíte", ou "tweet". O velho álbum de fotografia já foi aposentado e está online, em sites e redes sociais. O vinil virou MP3, a foto jpg, o livro pdf (isso dá quase uma poesia). Eu não dou mais risada, eu uso "emoticon" :) Empresa virou site .com, e isso já faz um tempinho. E o mundo está virando um grande cyber espaço.

25yearsofdotcomO site oficial do aniversário dos domínios .com, www.25yearsof.com , tem um vídeo interessante na página inicial que mostra os principais fatos nestes últimos anos, e tem uma página que conta resumidamente um pouquinho da história. Além disso, a BBC publicou recentemente um infográfico muito legal, chamado Mapping the growth of the Internet, que mostra o crescimento da rede no mundo todo, desde 1998.

Ah, segundo um site de notícias, a Symbolics, a primeira companhia ".com", faliu e o domínio foi comprado em 2009 por uma empresa que compra e vende domínios.

OBS: Texto atualizado para incluir a quantidade de de pessoas que usam a Internet.

Um comentário:

Rodrigo Caldas disse...

Em 5 anos eu terei 25 anos.. Esse teu último post além de lembrar a importância dos domínios... ainda me da uma nova perspectiva.

Sabe... Talvez eu ainda tenha tempo para me capacitar o suficiente e participar de algo notável... heheh ou não!

~rcaldasmd ;-)

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.