outubro 26, 2010

[Segurança] Ainda sobre Guerra cibernética

Recentemente saiu uma reportagem sobre Guerra Cibernética no jornal Correio Brasiliense, que também foi replicada no Diário de Pernanbuco que dá destaque ao assunto e ao recente investimento do exército em treinamento para capacitar seus membros em guerra cibernética. A reportagem foi parcialmente baseada em uma entrevista que dei para a repórter sobre o tema durante o CNASI em virtude da palestra que ministrei lá no evento.

A reportagem, entitulada Exército brasileiro faz acordo com empresa de segurança virtual e começa a treinar seus primeiros "ciberdefensores" é bem interessante, e quero destacar alguns trechos mais interessantes do artigo:
  • “A guerra cibernética é a mais limpa e barata que existe. Eu sou civil, mas consigo imaginar qual o custo de lançar um míssil” (Eduardo D’Antona, Panda Security)
  • A ciberguerra pode se tornar mais uma ferramenta da guerra comum. “Na década de 1980, as nações discutiam se haveria guerra no espaço, assim como já ocorria na terra, no mar e no ar. (...) a internet vai se tornar mais um domínio para os conflitos, assim aconteceu com o espaço”.
  • A reportagem menciona o Stuxnet, e o define como sendo "o vírus mais sofisticado de todos os tempos, [que] se infiltrou em usinas nucleares do Irã." A sofisticação do Stuxnet é, sem dúvida, algo sem precedentes: entre outras coisas, ele explora quatro vulnerabilidades complexas para se infectar, classificadas como "zero days", utiliza dois certificados digitais falsos para se instalar no micro infectado, usa uma rede peer-to-peer para se comunicar com outras máquinas invadidas, e exige muito conhecimento do sistema industrial para o qual foi direcionado. Mas não podemos nos esquecer que o fato do alvo principal ser uma usina nuclear do Irã ainda é especulação. Muitos consideram como algo altamente provável, mas ainda é especulação.
  • O Stuxnet resume algumas das principais características das armas virtuais, e que foram apresentadas no artigo, como, por exemplo:
    • As armas cibernéticas são altamente sofisticadas e exigem o esforço de uma equipe de especialistas bem treinados. No caso do Stuxnet, “esse tipo de vírus afeta o sistema que controla as máquinas. Ele poderia, até mesmo, parar uma turbina” (André Carraretto, Symantec).
    • A grande dificuldade de saber a origem de um ataque virtual, devido a facilidade de se camuflar a origem de um ataque sofisticado. "Além disso, as diversas formas de camuflar a origem da ameaça complicam as investigações."
    • Em um ataque virtual, é muito difícil restringir a sua ação e evitar efeitos colaterais, atingindo países ou sistemas inocentes - e até mesmo aliados. No caso do Stuxnet, mais de 50 mil computadores foram infectados, e provavelmente só um computador representa o seu alvo final.
    • Também pode ser difícil identificar o alvo de um ataque virtual. Embora muitos computadores no Irã tenham sido infectados, a Índia também foi.

2 comentários:

Eras disse...

Excelente POst, Anchise!
Mais uma vez parabens pela contribuição e troca do conhecimento.

Abraços
Erasmo Guimarães-ERGJ

Roberto dos Santos Soares (espreto) disse...

Excelente post Anchises.

Com certeza o princípio de guerra cibernética tende a ser mais barato, comparando-se com "hardwares" de guerra! Pode-se dizer que o Stuxnet é uma bem sucedida "cyberweapon", no que se propos, mais acredito que a questão agora seria, e o que vem depois de stuxnet? Provavelmente surgirá variantes desde código logo logo aumentando ainda mais estes tipos de ataques especificos ou não, ou seja, o ciberspace não será mais o mesmo :P Sobre a questão de descobrir sua origem, acredito que é somente uma questão tempo para isso ocorrer, pq atualmente este código é um dos mais analisados.

Mais uma vez, excelente post e blog! :)

Att,

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.