dezembro 13, 2010

[Cybercultura] Internet no Brasil em 2010

Achei dois materiais muito interessantes que traçam um panorama dos avanços da Internet no Brasil em 2010: um artigo no site PIX e um infográfico criado pelo blog O Jornalista.

O artigo "RETROSPECTIVA 2010 – OS FATOS E TENDÊNCIAS DA WEB BR" do site PIX mostra vários fatos que marcaram o crescimento da Internet e da cultura digital no Brasil no decorrer deste ano. Dentre os vários fatos apontados pela reportagem, eu destaco os seguintes:
  • A quantidade de internautas no Brasil cresceu 14 milhões em 2010, sendo que a maioria são das classes média e baixa: C, D e E.
  • Este foi o primeiro ano em que os candidatos puderam fazer uso da Internet durante suas campanhas eleitorais, graças a publicação de uma lei específica regulamentando as campanhas online. Os candidatos usaram a Internet para divulgar seus projetos de governo, fazer campanha e mobilizar eleitores. O Twitter também foi muito utilizado pelos eleitores brasileiros para manifestar o apoio ou criticar os candidatos.
  • Os Brasileiros tem utilizado cada vez mais o Facebook e o Twitter. O Facebook cresceu 479% entre Agosto de 2009 e Agosto de 2010 e se tornou o 10o site mais acessado do Brasil, embora os Brasileiros ainda o utilizem bem menos do que o Orkut. Dentre as 10 hashtags mais duradouras da história do Twitter, 2 são brasileiras, incluindo o famoso "Cala Boca Galvão" que virou febre durante a copa da África do Sul.
  • A Google lançou no Brasil o Google Street View com imagens das ruas de várias capitais brasileiras, incluindo imagens bizarras como garotas de programa a luz do dia e alguns cadáveres caídos nas ruas.
  • Ainda não conseguimos regulamentar o verdadeiro faroeste digital que é a Internet Brasileira. Enquanto a revista Veja publicou há poucas semanas atrás uma reportagem mostrando que o crime cibernético rende 18 vezes mais do que o crime comum (como o roubo a bancos e a carros-forte), ainda estamos esperando algum progresso com a "Lei Azeredo" e com o Marco Civil. Enquanto o projeto de lei sobre crimes cibernéticos, conhecido como Lei Azeredo, continua o seu interminável trâmite pelo congresso nacional, o Ministério da Justiça lançou a iniciativa de criar um projeto com a sociedade para regulamentar os direitos e responsabilidades na Internet, mas que até o momento não virou um projeto de lei.

O infográfico abaixo, publicado pelo blog O Jornalista, mostra de uma forma bem organizada vários dados sobre o uso da Internet no Brasil, obtidos através do Censo 2010, de uma pesquisa da F/Nazca e do Ibope Net Ratings.

É interessante notar como os Brasileiros utilizam muito as redes sociais: elas são a segunda maior fonte de informação, atrás apenas das ferramentas de busca, representam a principal forma de comunicação para 40% dos internatuas (enquanto o MSN está em segundo, com 32%), e 54% dos internatuas compartilham conteúdo através do Orkut, a rede social mais utilizada no Brasil (com 26 milhões de usuários). Além disso, a Internet representa o principal meio de informação para os jovens de 12 a 15 anos (51% deles utilizam a Internet e outros 43% preferem se informar pela TV), o que mostra o enorme potencial de informação da Internet no futuro.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.