fevereiro 07, 2011

[Segurança] Dia Mundial da Internet Segura 2011

Dia da Internet Segura - 2011


No dia 08 de Fevereiro de 2011 várias entidades e organizações em 65 países de todo o mundo vão comemorar o Dia Mundial da Internet Segura (“Safer Internet Day”)



O Dia Mundial da Internet Segura é uma iniciativa que visa promover ações de conscientização sobre o uso seguro da Internet. O evento é direcionado principalmente para usuários finais, e o tema deste ano é "Estar online é mais que um jogo. É sua vida". No site da Safernet há uma agenda com as diversas atividades programadas para o dia 08 de Fevereiro, e o site do evento tem uma relação bacana de links com diversos materiais sobre o assunto, como artigos, pesquisas, cartilhas e dicas de segurança.

Além do vídeo oficial da campanha (acima), a Safernet lançou em Janeiro deste ano um vídeo de conscientização muito legal, chamado "Retr@to Falado", como uma forma de ajudar a promover o uso seguro da Internet.



Também não custa lembrar que a OAB-SP e o Mackenzie lançaram recentemente uma Cartilha sobre o "Uso Seguro da Internet para toda a Família". O material aborda, de forma simples e didática, tópicos como a privacidade na Internet, a liberdade de expressão, os cyber crimes (incluindo os crimes de preconceito, o desrespeito ao direito autoral, o cyberbullying e a pornografia infantil), além de dicas sobre como denunciar os crimes na Internet e dicas para usar a Internet de forma segura e sem medo.

Outro site que fiquei conhecendo hoje (devido ao post no blog da Elisa Araujo) foi o "Guia para o uso responsável da Internet para Crianças", mais uma iniciativa para nos auxiliar a conscientizar os jovens sobre o uso seguro da Internet.

O site europeu Insafe também criou uma página especial com dicas e materiais ("toolkit")referentes ao Dia Mundial da Internet Segura.

Eu também recomendo a reportagem especial do Jornal Hoje entitulada "Saiba como monitorar o uso que seu filho faz da internet", sobre o Dia Mundial da Internet Segura, com várias dicas muito interessantes sobre como os pais podem lidar com a necessidade de disponibilizar o acesso a Internet para seus filhos.

A Rádio Câmara aproveitou a data para divulgar uma campanha contra a pedofilia na internet, que corresponde a um conjunto de 36 mensagens curtas, de 31 segundos cada, para alertar a população sobre o aliciamento e a exploração de imagens de crianças e adolescentes na internet. O material foi disponbilizado para download gratuito no site da Rádio Câmara.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.