fevereiro 25, 2011

[Segurança] Eventos de Segurança no primeiro semestre

Neste primeiro semestre de 2011 teremos vários eventos de segurança no Brasil no primeiro semestre de 2011. Segue abaixo uma lista com os principais e maiores eventos:


  • Março/2011
    • 28 e 29/03: CNASI Rio de Janeiro- Edição do tradicional Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança (CNASI) que ocorre em Brasília. Dois dias de palestras e debates.
  • Abril/2011
    • 09 e 10/04: Web Security Forum - Um evento novo, em sua primeira edição, com uma grade com palestras de diversos temas e alguns debates que prometem ser bem interessantes.
    • 14/04: SecureBrasil - Esta é a principal conferência do (ISC)² e a primeira vez que realizam no nosso continente.
  • Maio/2011
    • 13 e 14/05: GTS-17 - Esta será a 17ª Reunião do Grupo de Trabalho em Segurança de Redes, do NIC.br. É um evento gratuito, com um foco um pouco mais técnico. Ocorre junto com o GTER - Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes. Normalmente, o GTER ocorre no primeiro dia e o GTS no segundo (dia 14/05).
    • 15/05: Conferência O Outro Lado (COOL) - Mini-conferência sobre segurança da informação, organizada pelo Garoa Hacker Clube como forma de divulgar o espaço. A conferência será gratuita, com diversas atividades programadas para acontecer simultaneamente, como palestras, oficinas e churrasco.
    • 16/05: You Shot the Sheriff (YSTS) - Um evento que já ficou tradicional no Brasil. O YSTS é um evento único, de um dia, onde a maioria dos convites são distribuídos para um público seleto, indicado pelos patrocinadores. A excelente qualidade das palestras e o clima descontraído do evento fazem do YSTS um evento imperdível. Os organizadores, que também são responsáveis pelo podcast I Shot the Sheriff, também colocam a venda uma pequena quantidade de ingressos.
    • 16 e 17/05: CNASI Brasília - Edição do tradicional Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança (CNASI) que ocorre em Brasília (DF). Inclui uma área com expositores.
  • Junho/2011
    • 27 a 30 de junho: ICTinForensics 2011 - International Conference on Information and Communication Technologies in Forensics), um congresso sobre perícia forense que será realizado em Salvador, BA.




A maioria dos eventos acima são em São Paulo, SP.

No segundo semestre deste ano teremos também o ICCYBER (05 a 07 de Outubro em Florianopolis), a vigésima edição do CNASI-SP (de 18 a 20 de outubro), a segunda edição do Security Leaders (23 e 24 de Novembro), a Hackers to Hackers Conference (H2HC), normalmente em Novembro, e a 18ª Reunião do GTS. O Security Leaders é um evento que segue um formato novo, que foi realizado pela primeira vez em 2010, onde a programação é voltada principalmente para os debates, retransmitidos ao vivo pela Internet. Também inclui uma área com expositores.

Se eu esqueci de algum evento brasileiro, me avise.

Em tempo, também recomendo a Ekoparty, um evento excelente em Buenos Aires (Argentina), com foco principal em pesquisa em segurança, que deve ocorrer na ultima semana de Setembro.

OBS: A data do GTER/GTS foi atualizada em 03/03/2011.

7 comentários:

@nbrito disse...

Você esqueceu do "Hack'n Rio" - www.hacknrio.org.

Eras disse...

Excelente iniciativa, Anchise!
Creio que falta adicionar tambem o evento da FECOMéRCIO.

Forte abraço,
Eras

Anchises disse...

Na verdade eu não esqueci. Eu deixei o evento fora dessa lista pois, de acordo com o site, o Hack'n Rio é um evento organizado pelas comunidades de Software Livre, focado neste tema. Apesar do nome, o site não diz que o evento é relacionado com segurança da informação. E, como ainda não foi divulgada a agenda e quais serão as palestras, eu não tenho como verificar com mais detalhes o real foco do evento.

Anchises disse...

Obrigado pela dica, Eras. Mas o II Congresso de Crimes Eletrônicos e Formas de Prevenção organizado pela Fecomercio (http://www.fecomercio.com.br) em 2010 foi realizado no segundo semestre (setembro). Espero que eles realizem uma terceira edição neste ano :)

Ronaldo Lima disse...

Muito bom! Sempre procurei uma lista assim.

Recentemente soube desse evento que vai ocorrer em Salvador:

ICTinForensics 2011
http://ictinforensics.org/

Abraço!

Luiz Rabelo disse...

Boa Anchises! Excelente iniciativa! O Web Security Forum eu vou fazer questão de ir!

Pedro L P Sanchez disse...

Anchises,

As datas do ICTinForensics, em Praia do Forte - Salvador, foram alteradas para 27 a 30 de junho. Por favor, atualize a informação.
--
Pedro Sanchez

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.