abril 29, 2011

[Cyber Cultura] Tokyo Hackerspace com a mão na massa

Conforme eu já tinha adiantado em Março, o hackerspace de Tóquio tem desenvolvido alguns projetos com objetivo de ajudar o povo do Japão afetado pelo terremoto e pelo Tsunami em Março, aproveitando as habilidades técnicas, a criatividade e os recursos de seus membros.

O Tokyo Hackerspace criou uma página para divulgar tais projetos: "the Japan Disaster Project", além de uma página no wiki: http://quake.TokyoHackerSpace.org.

Recentemente saiu uma notícia bem legal, de que os membros do Tokyo Hackerspace criaram uma rede distribuída de medidores de radiação ao redor da usina nuclear de Fukushima, que sofreu diversos vazamentos nucleares após os desastres naturais que atingiram o país. Esses medidores de radiação feitos em casa ajudam a manter as pessoas informadas sobre os níveis de radiação nos arredores da usina atingida.

O projeto, chamado "Tokyo Hackerspace NETRAD Geiger Shield", começou como uma maneira de coletar e distribuir informações sobre os níveis de radiação que pudessem ser compartilhadas mais rapidamente do que o governo o faz, em um esforço para acalmar a população de Tóquio. O projeto começou com um pedido por medidores Geiger publicado no site do Tokyo Hackerspace, rapidamente eles receberam as primeiras doações. Os primeiros medidores Geiger utilizados no projeto foram enviados pela Reuseum, uma empresa americana que recicla tecnologias antigas. Em seguida, os membros do hackerspace descobriram como transmitir os dados dos medidores Geiger antigos para a Internet e desenvolveram ferramentas para publicar os dados de radiação coletados. O grupo desenvolveu um kit simples de medidor Geiger usando a plataforma de código aberto Arduino juntamente com um aparelho dock para iPhone.

Segundo a reportagem, objetivo do Tokyo Hackerspace é expandir a rede de sensores de Tóquio para a região de Fukushima.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.