junho 08, 2011

[Segurança] Organizando um evento

Já fazia um bom tempo que eu queria postar este texto, mas fui adiando e priorizando outros assuntos.

No dia 15 de Maio nós, do Garoa Hacker Clube realizamos a Conferência O Outro Lado (Co0L), uma mini-conferência sobre segurança da informação, organizada com o objetivo principal de divulgar o Garoa, aproveitando um domingo exatamente entre dois eventos importantes de segurança, o GTS e o You Sh0t The Sheriff.

Pelo feedback que recebemos, acreditamos que a conferência foi muito bem recebida pelos um pouco mais de 100 presentes, que puderam aproveitar a tarde de domingo participando de diversas atividades simultaneas que organizamos, entre duas trilhas de palestras muitíssimo interessantes, oficinas e o "Churrascker". Tudo isso foi gratuito, e aberto a todos os interessados.

A Co0L foi inspirada no modelo das conferências “Security B-Sides” existentes em vários países, porém adaptada à realidade brasileira. As conferências chamadas de “Security BSides” são geralmente mini-conferências que acontecem em paralelo a algum evento importante, mas normalmente possuem uma estrutura menos formal, em um clima mais descontraído e são gratuitas.

Mas um evento desse, mesmo relativamente pequeno, demandou muito planejamento, muito trabalho e o apoio de dezenas de pessoas, que direta ou indiretamente, foram responsáveis pelo nosso sucesso. Assim que nós, do Garoa, decidimos realizar o evento, montamos um grupo de trabalho que, como primeira ação, marcamos uma reunião para planejarmos o evento. Sim, tudo começo com um planejamento a quatro mãos, criado por mim e pelos outros três "doidos" que toparam encarar este desafio: o Alberto Fabiano, o Ponai Rocha e o Ranieri Romerá. Nesta primeira reunião definimos todo o esquema do evento, incluindo a quantidade de atividades, o formato da grade, e até mesmo a estimativa de custos e cotas de patrocínio, além da estratégia de divulgação e chamada de trabalhos (o famoso "call for papers"). Criamos um cronograma com todas as atividades, prazos e responsáveis, e arregaçamos as mangas. Nos falávamos quase que diariamente e fizemos algumas reuniões no decorrer do tempo, e só paramos depois que todo mundo foi embora do evento e depois de fazermos uma cuidadosa faxina no espaço. Fizemos até mesmo um plano de contingência, quando vimos a 2 dias do evento que a previsão do tempo nos antecipava que poderia chover no dia da Co0L - algo desastroso para quem planeja fazer um evento ao ar livre.

Mas eu quero dedicar este post a todos que colaboraram com o sucesso do evento, em maior ou menor grau:
  • Antes de mais nada, vai aqui o meu sincero reconhecimento ao trabalho dos Jedis Alberto Fabiano, o Ponai Rocha e Ranieri Romerá, que aceitaram o desafio e fizeram o evento acontecer. O interessante é que estávamos tão bem entrosados que um ajudava o outro e todos nós dividiamos as tarefas naturalmente, de acordo com as necessidades.
  • O evento também não aconteceria se não fossem os dois patrocinadores, as empresas que realmente apostaram na idéia: a Conviso e a Trend Micro Brasil. Os patrocinadores tiveram papel fundamental para viabilizar o evento no formato que planejamos, sem custo para os participantes e com a possibilidade de servirmos um churrasco de qualidade para todos, com farta distribuição de bebidas.
  • Igualmente importante foram os palestrantes, que honraram o nosso evento com excelentes palestras: Rodrigo Rubira Branco (BSDaemon), Magno Logan, Gisele Truzzi, Derneval Cunha, Wagner Elias, Fernando Fonseca, Gustavo Lima, Ranieri Romera e Felipe Sanches (Juca), além do Ronaldo Castro de Vasconcellos que aceitou nosso convite de mediar um debate. Algumas propostas de palestras que recebemos no Call for Papers só foram recusadas pois não tínhamos espaço na grade.
  • As oficinas também foram sensacionais e atraíram muita gente. Por isso sou eternamente grato ao Rafael Soares Ferreira e ao Bruno Salgado, da Clavis, que fizeram a oficina "City Tour Geek: a Wardriving Day!", e ao Mauro Risonho pela oficina "Pentest Básico com Backtrack".
  • Algumas entidades também apoiaram o evento, dando maior credibilidade para a nossa iniciativa: o podcast Stay Safe, a Clavis, o blog Coruja de TI, a OWASP e o Backtrack Brasil.
  • Dentre o pessoal do Garoa Hacker Clube, o Rodrigo Rodriques (Pitanga), o Juca e o Luciano Ramalho também deram uma força em vários momentos.
  • Várias pessoas da Casa de Cultura Digital (CCD) também foram fundamentais para a viabilização do evento, uma vez que precisamos usar vários espaços públicos da vila. O Pedro Markun, o Rodrigo Rodriques (Pitanga), o Juca e a Roberta Carteiro nos ajudaram a entrar em contato com quem pudesse nos ajudar. Algumas pessoas da CCD, entre elas a Georgia Nicolau, o Lucas Pretti e a Andressa Vianna tiveram a generosidade de liberar a data para realizarmos o evento na Casa, pois poucas semanas antes descobrimos que o espaço estava reservado para o "Samba na Casa do Gato", um evento que realizam mensalmente na CCD.
  • A propósito, os projetores que utilizamos foram gentilmente emprestados pela CCD e pelo Luciano Ramalho.
  • Também tivemos o generoso apoio do VJPixel e da Andressa do memeLab, que nos ofereceram uma câmera digital e o servidor deles para fazermos streamming do evento. O Gustavo Lima, do Coruja de TI, também nos ofereceu o mesmo, mas infelizmente nós da organização não tivemos braço suficiente para montar, configurar e operar as câmeras.
  • A esposa do Ranieri também nos deu uma grande ajuda no dia do evento, recepcionando o pessoal e entregando as credenciais - uma das poucas tarefas que saiu abaixo do desejado, pois o fornecedor de crachás que havíamos contratado nos deu o cano no final da tarde da sexta-feira anterior ao evento.
  • Quando começou a chover e precisamos colocar os toldos no quintal, quando menos esperamos surgiram o Conrado, DQ e o Lincoln Werneck para nos ajudar. Algo simples, mas que faz toda a diferença!
  • O Raul (esposo da Gisele Truzzi) e o Ranieri foram importantes para que tivéssemos algumas fotos do evento.




O evento só foi possível graças a colaboração de muita gente, e ficamos muito agradecidos pelos feedbacks que recebemos sobre o evento e o local. Quando organizamos o evento, em alguns momentos surgirtam imprevistos e, quando menos esperávamos, surgia alguma oportunidade para alguém colaborar, e nessas horas a simples disposição para ajudar já é o bastante.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.