setembro 16, 2011

[Segurança] Combatendo os vírus

Em Julho deste ano, o pesquisador de segurança Mikko Hypponen fez uma apresentação bem interessante no TED chamada "Fighting viruses, defending the net", aonde ele apresentou uma visão rápida e objetiva sobre a evolução dos vírus de computador nos últimos 25 anos, dos primeiros vírus ao Stuxnet.

A palestra começou apresentando o vírus Brain, considerado o primeiro vírus de computador, criado por dois irmãos no Paquistão. O detalhe interessante é que o nome, telefone e endereço dos criadores do vírus estavam escritos no código, e 25 anos depois, os dois irmãos que o escreveram continuam morando no mesmo lugar. Hoje, os códigos maliciosos são criados por pessoas ligadas ao crime organizado, usando trojans e keyloggers com objetivo de obter dados confidenciais e informações financeiras de suas vítimas, para serem utilizados em fraudes online. Hoje o crime organizado online criou toda uma economia underground, que inclui criminosos contratando programadores para desenvolver seus códigos maliciosos.



A palestra é excelente, bem objetiva, curta e repleta de exemplos.

Um comentário:

Jeremias Moreira Gomes disse...

Eu chorei aos 15:20... As vezes é difícil encontrar pessoas com didática para palestrar, o que parece não ser problema para o Mr. Hypponen.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.