setembro 21, 2011

[Segurança] Listo para Ekoparty!

Nesta semana acontece a Ekoparty, a melhor conferência de segurança da Argentina e certamente uma das melhores e mais importantes de toda América Latina (incluindo o Brasil).

O evento, que está na sua sétima edição e vai de 21 a 23 de Setembro, inclui várias palestras, cursos e workshops. A Ekoparty (ou simplesmente "Eko") é focada em pesquisa de segurança e de vulnerabilidades, e por isto mesmo o conteúdo das palestras é bem técnico, mas de altíssima qualidade. Normalmente eles também convidam alguns dos melhores palestrantes da Defcon daquele ano. Para efeitos de comparação, o evento brasileiro que mais se assemelha a Ekoparty é a H2HC.

A Eko costumava ter dois dias, mas neste ano a conferência ganhou um dia adicional. O primeiro dia é dedicado principalmente aos workshops de duas horas, enquanto os demais dias serão tomados por diversas palestras. É desnecessário dizer que a maioria dos palestrantes são da Argentina e da América Latina, e por isso mesmo o espanhol é a língua oficial do evento.



Além da Ekoparty ser excelente, Buenos Aires é uma cidade super legal: bem turística, com muitos passeios e muito bonita, com prédios antigos e com uma arquiterura que lembra as cidades européias. Por isso mesmo, a viagem vale muito a pena. Além da facilidade da língua, o custo de passagem, hospedagem e refeição é relativamente baixo.

Para aqueles que nunca vieram a Buenos Aires, eu tenho algumas dicas que considero importantes, mas que de forma alguma desmerecem a cidade nem mesmo a chance de visitar a Eko:

  • Muito cuidado na hora de trocar reais por pesos no aeroporto de Buenos Aires. Há várias casas de câmbio lá que usam uma taxa totalmente distorcida. O melhor é trocar reais por pesos no Brasil ou então em algum banco quando você estiver no centro de Buenos Aires. No aeroporto há um posto do Banco de La Nación que usa a taxa de cambio oficial, e este é o único lugar confiável no aeroporto (não é a toa que tem uma fila enorme e é repleto de argentinos, em vez de turistas). O posto fica próximo a saída do desembarque, praticamente atrás do portão de desembarque (dê a volta pelo lado direito de quem sai do portão). A diferência entre o câmbio oficial, praticado no posto do Banco de La Nacion, e as casas de câmbio do aeroporto é de cerca de 20%.
  • Em Buenos Aires há um problema muito grande com dinheiro falso. Por isso, tome muito cuidado com os taxistas e as notas falsas. Os taxistas, quando percebem que você é turista, ou dão troco errado ou dão troco com nota falsa - ou os dois. Por isso, muita atenção quando for pagar o taxi. Muita atenção mesmo. Evite dar nota grande (ex, 100 pesos) e, preferencialmente, já dê o dinheiro trocado. Um cuidado que pode ser tomado é, quando você for pagar, fale em voz alta e claramente: "ah, então a corrida deu xxx pesos, aqui você tem yyy pesos e por isso me de um troco de zzz pesos". Isso é para não dar margem para o taxista te roubar no troco e mostrar que você está atento. Alguns de nossos colegas já tiveram problema de receber nota falsa no taxi. Isso é sério, não é lenda urbana. No próprio aeroporto há vários cartazes alertando sobre isso. Uma dica impressa nestes cartazes é de memorizar os últimso 2 números da série da nota que você está usando, para evitar que te devolvam uma nota trocada (por exemplo, alegando que não tem troco).
  • O aeroporto internacional, de Ezeiza, fica muito longe do centro da cidade. É como Cumbica, em São Paulo: longe, com muito trânsito e o taxi custa os olhos da cara. Por isso e pelo problema do câmbio e das notas falsas, vale a pena quando chegar você pegar um desses taxis pré-pagos do aeroporto. A maioria deles vai te oferecer um cartão com o telefone dele e vai dizer que, se você quiser, pode pegar o taxi de volta para o aeroporto com desconto (algo em torno de 20% de desconto). Separe uma grana para o final da viagem, para pagar o taxi na volta para o aeroporto. A corrida do aeroporto até o centro custa cerda de 150 pesos (ou seja, aproximadamente R$ 80).
  • Vários restaurantes e cafés não aceitam cartão de crédito, por isso é bom andar com mais dinheiro no bolso do que você andaria normalmente em São Paulo.


Embora a criminalidade em Buenos Aires não seja pior do que a de São Paulo nem de qualquer outra cidade grande, vale a pena ler o texto "Como ser turista em B.Aires e (tentar) não padecer a destreza dos batedores de carteira, caixas eletrônicos problemáticos, dinheiro falso, taxistas espertos e outros percalços", publicado em Março deste ano no Blog do Estadão (dica do Ronaldo Vasconcellos).

Fora os problemas acima, Buenos Aires é muito legal e a Ekoparty é sensacional. Espero encontrá-los por lá :)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.