dezembro 24, 2011

[Segurança] Attaging

A coluna "Jargon Watch" da edição de Janeiro de 2012 da revista Wired trouxe um termo muito interessante: "Attaging", que é utilizado para se referir a um novo tipo de golpe online: plantar código malicioso em smartphones através de QR codes, aqueles novos códigos de barra em 2D (formato quadrado) que tem sido cada vez mais utilizado por empresas.

O neologismo "Attaging" vem da expressão "attack tagging", que representa um ataque que surgiu recentemente na Rússia, aonde telefones que escanearam um código QR malicioso começaram a enviar mensagens de texto premium a um custo de 6 dólares cada. Este golpe aproveita-se do fato que o QR code pode ser utilizado para armazenar muito mais coisas do que os endereços web que estamos acostumados a ver na maioria dos casos, incluindo números, letras e código binário.

Ah, pode parecer estranho a primeira vista, mas eu realmente comprei uma edição da revista Wired de Janeiro de 2012 no dia 23 de Dezembro/2011, aqui em São Paulo (na FNAC). Eu sou fã da Wired :)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.