março 29, 2012

[Cyber Cultura] O que é mesmo um hackerspace?

Eu desconheço alguma definição oficial e definitiva sobre o que é um hackerspace, e por isso nós do Garoa Hacker Clube sempre acabamos nos deparando com situações aonde alguém nos pergunta sobre o que é um hackerspace ou vemos iniciativas cujo enquadramento como hackerspace gera algum tipo de dúvida ou questionamento.

Eu mesmo já tentei explicar o que eu entendo ser um hackerspace aqui mesmo, nesse blog.

Os sites hackerspaces.org e hackspace.org.uk oferecem uma definição relativamente clara, mas ainda assim dá espaço a uma névoa cinzenta sobre o que pode ou não ser considerado um "hackerspace", mesmo porque a possibilidades são várias e não existe uma definição suficientemente restrita e nem um "checklist".
  • "Hackerspaces are community-operated physical places, where people can meet and work on their projects." (hackerspaces.org)
  • "Hackerspaces are physical places where people can meet to learn, socialise and collaborate on projects." (hackspace.org.uk)


Mas estas definições tem algumas coisas em comum que, no meu ponto de vista, estabelecem o que eu considero serem os pilares do conceito de hackerspace:
  • Espaço físico: é um local aonde as pessoas podem se encontrar
  • Locais comunitários: Espaços abertos para a participação de qualquer pessoa interessada (logo, um laboratório ou empresa com acesso restrito não vale)
  • Hackers: Os hackerspaces somos convidados a experimentar e testar os limites da tecnologia, sem restrições a criatividade e ao pensamento. Também serve para difundir a cultura geek, a cultura hacker e o conhecimento científico.
  • Projetos: São espaços aonde o conhecimento e aprendizagem correm a solta, onde as pessoas compartilham o conhecimento e trabalham em projetos (individuais ou comunitários)

Eu acredito que o conceito de hackerspaces vai, intencionalmente, na contra-mão da tendência moderna de movermos para o mundo online e nos afastarmos cada vez mais da convivência física. Por isso eu, particularmente, gosto tanto da idéia de hackerspaces: ela resgata a socialização e interação presencial entre as pessoas.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.