março 28, 2012

[Segurança] Eventos de Segurança no primeiro semestre

Já estamos praticamente na metade do primeiro semestre de 2012, mas mesmo assim quero destacar os vários eventos de segurança que teremos aqui no Brasil.

Segue abaixo uma lista pequena com os principais e maiores eventos de segurança no primeiro semestre de 2011:
  • Fevereiro/2012
    • 14/02: GRC Meeting 2012 - A nona edição do evento organizado pela Módulo Security Solutions abriu o calendário de eventos de 2012. O GRC Meeting é focado em governança, gestão de riscos e compliance.
  • Março/2012
    • 26 e 27/03: CNASI Rio de Janeiro- Edição do tradicional Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança (CNASI) que ocorre no Rio de Janeiro. Assim como as demais edições regionais do CNASI, o evento possui duas trilhas de palestras e debates com foco principalmente gerencial, além de uma pequena área de expositores.
    • 26/03: 1º Fórum Brasileiro de CSIRTs - O Fórum Brasileiro de CSIRTs é um evento dedicado à discussão de assuntos relacionados com tratamento de incidentes e resiliência das organizações face a incidentes de segurança.
    • 27 a 30/03: 2012 FIRST Symposium, Sao Paulo - Evento dedicado à discussão de assuntos relacionados com tratamento de incidentes, com foco em palestras técnicas nos dois primeiros dias e treinamentos nos dias 29 e 30. O evento é restrito a membros do FIRST (Forum of Incident Response and Security Teams).
  • Abril/2012
    • 23 e 24/04: CNASI Rio Grande do Sul- Edição do tradicional Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança (CNASI) que ocorre em Porto Alegre. Dois dias de palestras e debates.
  • Maio/2012
    • 03 a 05/05: GTS-19 - A 19ª Reunião do Grupo de Trabalho em Segurança de Redes, do NIC.br, ocorrerá em Natal (RN). É um evento gratuito, com um foco um pouco mais técnico. Ocorre junto com o GTER - Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes.
    • 06/05: Conferência O Outro Lado BSides São Paulo - A terceira edição da mini-conferência sobre segurança da informação organizada pelo Garoa Hacker Clube acontecerá na véspera do You Sh0t the Sheriff e, pela primeira vez, assume o status oficial de Security BSides São Paulo. A conferência será gratuita, com diversas atividades programadas para acontecer simultaneamente: palestras, oficinas, debates e churrasco.
    • 07/05: You Shot the Sheriff (YSTS) - Um dos eventos mais importantes no Brasil, o YSTS é um evento que preza pela excelente qualidade das palestras e pelo clima descontraído. A maioria dos convites são distribuídos para um público seleto, indicado pelos patrocinadores - mas os organizadores, que também são responsáveis pelo podcast I Shot the Sheriff, também colocam a venda uma pequena quantidade de ingressos.
    • 14 e 15/05: CNASI Brasília - Edição do CNASI que ocorre em Brasília (DF). Possui duas trilhas de palestras e inclui uma área com expositores.
  • Junho/2012
    • 14 a 17 de junho: BHack Conference - Primeira edição de um evento de segurança que será realizado em Belo Horizonte (MG), com um mix de palestras técnicas e gerenciais. As palestras foram divididas de forma que os dois primeiros dias serão mais gerenciais e os dois últimos mais técnicos.
  • Julho/2012
    • 02 e 03 de julho: GRC International + DRI Day América Latina - Evento de GRC e Continuidade de Negócios, com palestras focadas em assuntos gerenciais. O GRC International + DRIDay fomenta a discussão de como criar e aplicar diretrizes de governança nos domínios de gestão de riscos (Segurança da Informação, Governança Corporativa e de TI, Continuidade de Negócios, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Meio Ambiente).
    • 23 e 24/04: CNASI Recife- Segunda edição do CNASI que ocorre no Nordeste, em Recife (PE). Dois dias de palestras e debates focados principalmente em temas de gestão, além de uma área de expositores. (adiado)


Para ver uma lista mais completa com todos os eventos de TI e segurança no Brasil e os principais eventos no mundo, eu recomendo que você visite o site Agenda TI e o site da LMS Treinamentos. Além disso, o IDETI, que organiza o CNASI, mantém em sua home page uma lista com todos os eventos que eles irão realizar este ano.

Se eu esqueci de algum evento brasileiro importante, me avise.

Um comentário:

Luiz Rabelo disse...

excelente compilação, Anchises!

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.