maio 31, 2012

[Segurança] Recapitulando: Virada Hacker e Co0L BSidesSP

No início de Maio nós, do Garoa Hacker Clube, organizamos no mesmo final de semana a Virada Hacker e a terceira edição da Conferência O Outro Lado Security BSides São Paulo. A Virada Hacker foi inspirada na Virada Cultural da cidade de São Paulo e, inclusive, também consta como foi uma atividade oficial no calendário da Virada Cultural. Toda a organização da Virada Hacker e da Co0L BSidesSP foi feita por voluntários. Não tivemos apoio financeiro ou patrocínio da Virada Hacker, apenas da Co0L BSidesSP.

Da noite de sexta-feira, 4 de Maio, até a noite do domingo, 6 de Maio, o Garoa recebeu centenas de pessoas e hospedou dezenas de atividadades espalhadas entre a programação da Virada Hacker e da Co0L BSidesSP. Muita gente passou a conhecer o Garoa por causa destes eventos. Não sabemos quantas pessoas estiveram presentes na Virada Hacker, mas em muitas ocasiões os espaços da Casa de Cultura Digital ficaram lotados.

Começamos na sexta-feira a noite com um "Dojo" de Go, aonde o Luciano Ramalho ensinou s participantes a jogar um popular jogo de tabuleiro, seguido de uma sessão de "cine hacker" com o filme "Daqui a Cem Anos", um filme de ficção científica bem antigo que narra um cenário aonde a primeira guerra mundial nunca teria acabado. Fizemos uma pausa as 9 da manhã para voltar as 10h e dar sequencia a mais atividades, incluindo diversas oficinas e palestras.

Eu voltei ao Garoa as 7 da noite no Sábado, para dar uma palestra sobre Hacktivismo, e só saí na madrugada de segunda-feira, após a Co0L BSidesSP. A palestra sobre Hacktivismo foi ministrada dentro do Ônibus Hacker, que estava estacionado na porta da Casa de Cultura Digital. Montamos um espaço para a palestra no fundo do ônibus e o pessoal lotou os assentos. Muitas pessoas ficaram de fora e assistiram a palestra pelas janelas. Houve muita iteração com o pessoal, perguntas e comentários, e no final ainda fiquei batendo papo com os presentes por quase uma hora.

Durante a madrugada, enquanto o pessoal conversava ou fazia alguma outra atividade, eu preparei uma palestra sobre alguns conceitos básicos de criptografia baseados na história da máquina Enigma, que ministrei as 8 da manhã no Domingo, encerrando a programação da Virada Hacker (vide abaixo). O engraçado é que, até uns 15 minutos antes do horário marcado para iniciar a palestra, eu achei que ninguém viria para o Garoa tão cedo, mas de repente, várias pessoas começaram a chegar e, no final das contas, tinham cerca de 10 pessoas presentes.






A Conferência O Outro Lado Security BSides São Paulo (Co0L BSidesSP) foi um mini-evento de segurança organizado pela terceira vez pelo Garoa Hacker Clube a partir das 13h do Domingo, 6 de Maio - véspera do You Sh0t the Sheriff (YSTS). Esta foi a terceira edição do evento e, pela primeira vez assumiu o status oficial de uma das conferências globais Security BSides - e também foi a primeira BSides na América Latina. Pela primeira vez também contamos com dois palestrantes internacionais - além de uns gringos que vieram para o evento e conheceram o Garoa, como o Space Rogue, um dos fundadores da L0pht Heavy Industries - um grupo hacker fundado em 1992 e que foi ativo até 2001 com grande impacto no cenário hacker americano e mundial.

O evento começou atrasado pois tivemos que aguardar a liberação do espaço que alugamos na casa ao lado, na Associação Cultural Cecília, que hospedou a trilha principal de palestras. Mesmo com este espaço adicional e maior, as palestras ficaram lotadas. E não é para menos: nesta edição tivemos 145 pessoas presentes, um público maior do que as edições anteriores. Isto sem contar que as inscrições se encerraram menos de 24h depois de abertas, devido a elevada procura.

O evento também deu um pequeno lucro, um pouco acima de R$ 200,00, graças aos patrocinadores e ao leilão beneficiente que realizamos. Todo o lucro foi destinado ao caixa do Garoa, para ajudar a manutenção do nosso hackerspace.

Recebemos vários feedbacks positivos sobre o evento - principalmente graças aos excelentes palestrantes que engrandeceram o evento. Tivemos diversas palestras e workshops bem interessantes, além de um debate bem animado no final, sobre o mercado de pesquisa de vulnerabilidades. No final do evento, surgiu até mesmo um workshop autônomo sobre configurações avançadas de SSH, pois uma galera que se reuniu espontaneamente e começou a discutir o assunto em uma sala que estava vazia - bem no espírito anárquico e colaborativo do Garoa.

A Co0L BSidesSP foi resultado do trabalho de um grupo pequeno de voluntários e de patrocinadores que acreditaram na idéia. Fomos patrocinados pela Qualys, TrendMicro, Tempest e pela Conviso. Também só aconteceu devido a dedicação do Alberto Fabiano, do Ponai Rocha e do Ranieri Romerá, além da grande ajuda da Monica Yoshida e do Samuel Damasceno, que nos deram um apoio enorme no dia do evento.

Como o mundo não para, já estamos começando a organizar a próxima edição da Co0L BSidesSP, que acontecerá junto com a Hackers to Hackers Conference (H2HC), que vai ocorrer no final de semana de 20 a 21 de Outubro. Em breve teremos novidades :)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.