agosto 11, 2012

[Segurança] Nossa privacidade online: Tracking the trackers

O CEO da Mozilla Corporation, Gary Kovacs, apresentou uma palestra no TED Talk em Fevereiro deste ano em que ele discutiu como várias informações sobre nós são coletadas na medida em que surfamos na Internet.



A palestra já começou com uma estatística assustadora: segundo um estudo citado pelo Gary, as novas gerações passam 8 horas por dia online. Isso é muito tempo, mas se pensarmos que hoje podemos estar online a qualquer hora e em qualquer lugar graças aos smartphones, tablets e notebooks, esta estatística faz sentido. Pensando bem, acho que eu só fico offline quando estou dormindo.

Segundo o Gary, compartilhar dados não é necessariamente uma coisa má, quando sabemos quais dados são coletados e como as nossas informações estão sendo utilizadas. O problema é o negócio emergente de "Behaviour Tracking", um negócio que pode usar nossas informações sem pedir nossa autorização e sem o nosso conhecimento para traçar o nosso perfil.

GAru exemplificou este problema mostrando um novo add-on para o Firefox chamado Collusion, que ajuda a identificar os sites que ficam nos rastreando na medida em que navegamos na Web. Como exemplo, em apenas um dia em que ele usou a ferramenta, foi possível identificar cerca de 150 sites que rastreavam a navegação online do Gary, sem que ele visitasse estes sites. Nas primeiras duas horas do dia, ele entrou em 4 sites, mas 25 outros tinham os seu dados.

Esta palestra me lembrou uma ferramenta da EFF chamada Panopticlick, que o Juca, do Garoa, apresentou na primeira edição da Co0L, que identifica o "fingerprint" que o nosso browser deixa quando visitamos um site.

Um comentário:

Lex Aleksandre disse...

Privacidade é uma utopia, seja na realidade física ou virtual. Mas se quero navegar com privacidade eu inicializo meu notebook através de uma distribuição Linux chamada Tails em um pendrive e navego sem me preocupar. Mas claro, não será privacidade verdadeira se eu fizer isso através de meu provedor de internet. Por isso, sempre é bom ter ao alcance uma wifi hackeada da vizinhança. rsrs

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.