agosto 28, 2012

[Segurança] O Futuro do Mercado de Segurança começa com a Pré-História

Nota: Este artigo faz parte de uma série sobre o futuro do mercado de segurança. Para ler o primeiro artigo, clique aqui.

A Internet começou a ser criada a partir dos anos 70 e a Internet comercial, que usamos hoje em dia, espalhou-se pelo mundo a partir da década de 90. Ou seja, ela não tem mais de 20 anos. Vamos pensar em alguns números comparativos para ilustrar:
  • As primeiras pinturas rupestres surgiram há cerca de 40 mil anos e as primeiras formas de escrita surgiram há cerca de 4 mil anos, em parte motivadas pela expansão dos primeiros impérios e da necessidade de registrar controles e informações administrativas.
  • A roda existe desde cerca de 3.500 a.C.
  • Os gregos já usavam a criptografia por volta de 700 a.C.
  • Gutemberg revolucionou a imprensa e a produção de livros aproximadamente em 1450, com a invenção das prensas que usavam tipos mecânicos móveis para a impressão. Isto causou uma revolução no compartilhamento e armazenhamento do conhecimento (informação).
  • As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra durante o século XVIII, há 300 anos atrás.
  • O Automóvel surgiu principalmente durante o século XIX, há 200 anos atrás, e se popularizou principalmente com a criação do Ford T, a partir de 1908.
  • Os primeiros computadores surgiram há menos de 100 anos atrás, a partir de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.
  • O primeiro automóvel com cintos de segurança foi fabricado em 1958
  • Os computadores pessoais (PCs) começaram a se popularizar a partir da década de 80
  • Os primeiros softwares anti-vírus surgiram no final dos anos 80
  • O Google surgiu em 1997.
  • A primeira rede social, a SixDegrees.com, surgiu em 1997. Mas as redes sociais só começaram a se popularizar após 2002.

Enquanto a escrita (e, portanto, a guarda da informação) tem cerca de 6 mil anos de evolução, e o automóvel que usamos hoje em dia é fruto de 300 anos de evolução, os computadores existem há cerca de 60 anos e a Internet existe há menos de 20 anos. Digo isto para ilustrar como a Era da Informação, que começa mais ou menos nos anos 80, é recente: afinal, a informática e, consequentemente, a Internet, são tecnologias novas, criadas há pouco tempo e ainda em fase de evolução.

Estamos vivendo o início, a "pré-história" da Era da Informação.

A cada dia surge um novo serviço online, uma nova tecnologia de comunicação e de interatividade, um novo protocolo, ou uma nova linguagem de programação para facilitar o desenvolvimento de novos aplicativos. E, o pior, devido a alta competição hoje em dia, o ciclo de desenvolvimento é rápido e muitas tecnologias são disponibilizadas para a população sem terem tido tempo hábil para a sua criação e testes.

Logo, a tecnologia está evoluindo rapidamente sem tempo para amadurecer e, consequentemente, ter seus problemas e riscos identificados e corrigidos.

Do ponto de vista sociológico, a consequencia desta rápida evolução da tecnologia é que hoje a população em geral ainda não sabe usar toda esta tecnologia que tem a sua disposição e, o mais interessante, não tem noção das consequencias a longo prazo. Os pais não podem dar dicas ou ensinar boas práticas para os seus filhos pois eles mesmos ainda não sabem como usar direito a tecnologia e muito menos conhecem todos os problemas que ela traz. Tente imaginar o seguinte:
  • Desde criança ouvimos que não devemos conversar com estranhos na rua nem aceitar carona de estranhos. Mas nossos pais não nos disseram como devemos nos comportar online, nas redes sociais.
  • As fotos e comentários que os adolecentes compartilham despreocupadamente hoje em dia nas redes sociais poderão ser vistos por seus chefe e colegas de trabalho daqui a, digamos, 20 anos. E, de repente, aquela festinha aonde aparece uma foto de vários amigos bêbados pode custar uma promoção ou um emprego novo.
  • Hoje em dia nós sabemos um pouco sobre nossos avós através principalmente da comunicação oral entre os nossos familiares. Em breve, nossos netos, bisnetos e tataranetos poderão acessar nosso perfil "antigo" no LinkedIn ou no Facebook, ver fotos nossas online e ler o nosso Blog para conhecer quem fomos.

Dizem os especialistas que qualquer mudança cultural demanda algumas gerações para se estabelecer (pelo menos 3 gerações), e hoje ainda mal temos duas gerações que estão totalmente adaptadas ao mundo online. O uso da Internet, tanto o bom e o mau uso, ainda não faz parte da cultura popular.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.