outubro 30, 2012

[Segurança] Dia do Saci. Ou seria o ano da SaciCon?

No dia 31 de outubro é "comemorado" o Dia do Saci, uma data não-oficial que foi proposta há alguns anos atrás para promover as lendas brasileiras e a cultura popular, aproveitando que tem gente por aí tentando trazer para o Brasil o costume americano do Halloween.

Acontece que o Halloween está relacionado a cultura européia e celta, e nada tem a ver com a tradição cultural brasileira. Comemorar o Halloween no Brasil é uma babação de ovo sem sentido, seria como decretar feriado o dia 4 de Julho só porque é o dia da independência nos EUA, ou tão estranho e artificial quanto começar a celebrar o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) aqui no Brasil.

Entretanto, eu acho muito simpática a iniciativa de criar o Dia do Saci, pois é um resgate das tradições e lendas tipicamente brasileiras, que surgiram da mistura entre os índios, os escravos africanos e colonizadores portugueses, além dos diversos povos que ajudaram a formar o país que temos hoje. Infelizmente, até hoje poucas cidades e apenas o Estado de São Paulo oficializaram a data.

Mas, aproveitando o Dia do Saci, não custa mencionar que neste ano foi realizado a primeira edição da SaciCon, um evento de segurança idealizado e organizado pela Flipside (leia-se Anderson e Priscila, sempre sensacionais) e que tem como objetivo ser um evento brasileiro em inglês, para atrair palestrantes e participantes de outros países, e de quebra, fomentar o mercado nacional de segurança e divulgar a nossa comunidade internacionalmente.

Na minha humilde opinião, esta é uma iniciativa excelente, pois os eventos brasileiros tem pouca atratividade para o pessoal de fora, incluindo o pessoal dos outros países latino-americanos. Isto porque os eventos brasileiros são realizados praticamente apenas em português, e quando muito, há uma tradução inglês-português para que a platéia brasileira consiga entender um palestrante internacional. Mas é comum vermos que, depois de palestrar, o palestrante fica perdidinho da silva, pois não tem como acompanhar o evento pois raramente ele tem a opção de um tradutor português-inglês. Ou seja, a grande maioria dos eventos nacionais não atraem o público de fora do país, mesmo estes que se auto-intitulam eventos ou congressos latino-americanos ou internacionais. E este não é um problema exclusivo da área de segurança.

Só para exemplificar, eu já fui algumas vezes na Ekoparty, um ex-ce-len-te evento de segurança realizado na Argentina. Pela proximidade da língua, o evento naturalmente atrai muitos palestrantes e participantes de toda a América Latina, inclusive da Espanha. E sempre há algumas poucas dezenas de brasileiros por lá. Mas o contrário não acontece no Brasil: raramente vemos alguém da américa latina em um evento brasileiro. E viva a barreira do idioma!

Nós somos quem mais perde com isso, pois perdemos a chance de interagir e trocar conhecimento com pesquisadores e profissionais de outros países. Os nossos profissionais, pesquisadores e nosso país como um todo vive em uma grande ilha, praticamente isolado do resto do mundo. E não custa lembrar que, nos eventos que tem tradução simultânea do inglês para o português, é comum vermos mais da metade da platéia recorrendo a tradução simultânea.

Por isto, eu sou o maior fã da iniciativa de criar a SaciCon e atrair pesquisadores e profissionais de segurança de outros países para o Brasil. Neste ano, o evento aconteceu praticamente junto com a H2HC e com a Co0L BSidesSP, formando quatro dias muito intensos e produtivos para quem teve a oportunidade de participar destes eventos.

Que 31 de Outubro seja o Dia Nacional do Saci !!!
Que 2012 seja o ano da SaciCon !!! E o primeiro ano de muitos!!!

Mais informações:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.