novembro 06, 2012

[Cyber Cultura] Hackers: Magos da Era Digital

Acabei de assistir este documentário super interessante feito em 1984, chamado "Hackers: Wizards of the Electronic Age", e que fala sobre o nascimento da cultura hacker.

O documentário discute o que é ser um hacker, alguém apaixonado por tecnologia e pelos desafios relacionados aos computadores. O filme contém entrevistas bem legais com algumas figurinhas que já eram influentes na época e são bem conhecidas até hoje, como Steve Wozniak, Richard Stallman e o jornalsta Steven Levy. O documentário também mostra várias pessoas que foram os pioneiros responsáveis pelo surgimento dos primeiros computadores pessoais e pelo início da indústria de TI.

Como o documentário foi gravado há quase 30 anos atrás, acaba sendo divertido ver também as imagens da tecnologia da época, principalmente os primeiros Macs, os programas utilizados na época e as BBS's. O documentário também discute o licenciamento de software e o surgimento da pirataria de software, dos freewares e sharewares, o surgimento da "democracia eletrônica" e, pasmem, fala até de sobrecarga de informação ("information overload").

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.