fevereiro 05, 2013

[Segurança] Dia da Internet Segura

Dia da Internet Segura - 2013


Hoje, 5 de Fevereiro, é realizado o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day) em vários países, uma data utilizada para campanhas de conscientização sobre segurança online direcionadas principalmente aos usuários finais.

O dia é "comemorado" em mais de 80 países, e neste ano acontece pela décima vez e todo o mundo. O evento ganhou a hashtag "#SID2013" no Twitter, que é utilizada para divulgar ações e notícias sobre o tema. Aqui no Brasil, o site da Safernet disponibiliza vários materiais para ajudar na divulgação da data e conscientização dos usuários finais, incluindo vídeos, folhetos, etc.





Em uma ação bem interessante, a Safernet e o Google vão realizar um hangout hoje, as 16h, com o Marcelo Tas, a Ministra dos Direitos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário e o Deputado Federal Jean Wyllys.

Várias das campanhas para o Dia da Internet Segura estão focadas na questão do cyberbulling, mas coincidentemente, o evento deste ano acontece poucos dias depois do Twitter ter anunciado que mais de 250 mil contas foram comprometidas, o que nos faz lembrar que há vários tipos de perigo online. Coincidentemente, também há poucos dias o Jornal Hoje da Rede Globo fez uma reportagem surpreendentemente bem feita sobre crimes cibernéticos (com o título "Mais de 28 milhões de brasileiros já foram vítimas de golpe na internet"), que finalizou com algumas dicas importantes para os usuários online:
  • Ao receber um e-mail veja se você conhece a pessoa (e não clique em links nem anexos de mensagens que você receber de desconhecidos - nem via e-mail, nem via as redes sociais)
  • Bancos e órgãos públicos só mandam mensagens se você tiver solicitado, por isso, não acredite nas mensagens que você receber dizendo ser do seu banco (ou uma multa, consulta de CPF, promoção de cartão de crédito, etc)
  • Crie senhas fortes (difíceis de serem adivinhadas por outras pessoas) e troque-as com frequência.

Também vale a pena lembrar que é importante manter o sistema operacional e todos os softwares do seu computador atualizados, além de manter o anti-vírus atualizado (os produtos pagos são melhores e tem mais recursos que os antivírus gratuitos, mas de qualquer forma, é melhor ter o anti-vírus gratuito do que não ter nenhum). E nunca clique em um link, abaixe um arquivo ou instale um software sem ter certeza de que é legítimo, que realmente precisa e quer fazer isso.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.