abril 30, 2013

[Segurança] DDoS e congestionamento de trânsito

Uma reportagem recente do portal Bank Info Security me chamou a atenção. Com o título "DDoS: The new normal"a reportagem destaca uma entrevista com o presidente da Prolexic, que afirmou que os ataques DDoS já fazem parte do dia-a-dia das empresas. Ou seja, de tão frequentes, os ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) não são mais novidade e qualquer um pode ser afetado a qualquer momento.

E aí vem minha comparação: para as empresas, os ataques DDoS são como os congestionamentos nas grandes cidades: você sai de casa e já sabe que vai pegar um trânsito gigantesco que vai atrasar sua chegada ao trabalho. E isso já virou algo "normal" em qualquer cidade de grande porte, em qualquer lugar do mundo. O DDoS também: qualquer empresa pode ter seu site congestionado, e isso deixou de ser uma novidade, infelizmente. O DDoS está para a Internet assim como o congestionamento está para o trânsito de pessoas nas cidades: algo normal, inevitável, que atrapalha a nossa vida mas que nós acabamos nos acostumamos a conviver com eles.

Não dá para negar que a quantidade de ataques DDoS está crescendo em todo o mundo, principalmente por conta dos ataques associados ao hacktivismo. De acordo com o relatório "State of the Internet" da Akamai, o número de ataques DDoS aumentou 200% no ano passado em relação a 2011.

Graças ao uso frequente de ataques DDoS por hacktivistas de todo o mundo, hoje em dia os ataques DDoS podem atingir qualquer empresa ou governo. Os bancos americanos, por sinal, tem sido um alvo constante de protestos via DDoS, principalmente por conta da operação OpAbabil, que há vários meses tem derrubado sites de diversas instituições financeiras americanas como forma de pressionar o governo americano a retirar do ar as cópias do vídeo "Innocence of Muslins".

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.