junho 15, 2013

[Cidadania] Vai protestar contra o sistema? O sistema agradece.

Não importa se você está no Brasil, na Turquia, nos EUA, no Egito ou na Espanha. Se você for as ruas protestar contra o governo, contra a indústria do copyright ou a favor da liberdade de expressão, provavelmente este protesto foi organizado pelas redes sociais. E provavelmente foi organizado pelo Anonymous. E provavelmente terá uma galera lá usando a máscara do filme V de Vingança.



Uma reportagem do jornal The New York Times de 2011 já alertava: a máscara do personagem Guy Fawkes é licenciada pela Time Warner, gigante da indústria do entretenimento. Portanto, ela é financeiramente beneficiada toda vez que alguém usa a máscara durante os protestos. Ou seja: os protestos contra a indústria do copyright beneficiam... a indústria do copyright.

A Time Warner agradece.

Segundo o NYT, a máscara do Guy Fawkes é a mais vendida entre as máscaras na Amazon (mais do que as máscaras do Batman, Harry Potter e Darth Vader). Segundo a empresa americana Rubie’s Costume, eles vendem cerca de 100 mil máscaras por ano, enquanto a venda das outras máscaras mal passa de 5 mil unidades por ano.

Como eu já expliquei anteriormente, os participantes do grupo Anonymous começaram a usar a máscara do Guy Fawkes quando organizaram os primeiros protestos nas ruas. Esta máscara foi criada como uma representação estilizada do Guy Fawkes no comic book "V de Vingança", escrito pelo Alan Moore em 1981. Em 2005 foi lançado o filme homônimo, que ajudou a popularizar o personagem V desta história como um defensor anônimo do povo contra um governo opressor. E, a partir daí, surgiu a associação da máscara estilizada com a ideologia utilizada pelo Anonymous em seus protestos.

Vamos protestar contra o governo? Contra o ACTA e as iniciativas pró-indústria do Copyright? Contra o aumento da passagem em São Paulo? Em Porto Alegre? Eu comprei a minha máscara do Guy Fawkes numa lojinha na Ladeira Porto Geral, por R$ 7,00.

E a Time Warner agradece.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.