outubro 22, 2013

[Segurança] Mapa de Ataques DDoS

O Google, em parceria com lançou o site Digital Attacks Map, que mostra um mapa interativo e muito legal sobre os ataques DDoS que estão acontecendo em todo o mundo.


O Mapa de Ataques exibe estatísticas de ataques DDoS em todo o mundo em um determinado dia. Os ataques são mostrados como linhas pontilhadas, dimensionadas de acordo com o tamanho do ataque e colocados de acordo com os países de origem e destino do ataque.

O mapa é muito interativo e permite a visualização de diversos dados, incluindo uma lista de quais são os 12 países mais ativos naquele dia, como origem ou destino de ataques. É possível visualizar as estatísticas de ataques em uma tabela também, mas certamente não é tão divertido quanto o mapa em si. Na lateral esquerda, pode-se ver as estatísticas dos principais tipos de ataque, duração e principais portas de origem ou destino. Passando o mouse sobre uma linha representando o ataque, é possível ver as estatísticas daquele ataque específico. Clicando em um país, o mapa destaca os ataques partindo ou chegando naquele país. O pessoal do Google também criou um vídeo curtinho que explica como o mapa funciona.

O legal mesmo é dar o "play" no gráfico de quantidade de ataques por tempo, que fica no canto inferior direito da tela: ele faz com que o mapa fique mostrando os ataques no decorrer do tempo, dia-a-dia desde 01 de Junho deste ano. Clicando em um ponto específico do gráfico, o mapa mostra os ataques para aquele dia selecionado.

Os dados foram obtidos do sistema de monitoramento da Arbor Networks conhecido como ATLAS, que recebe informações de mais de 270 provedores de acesso em todo o mundo e são atualizados a cada hora. O site também tem uma página que explica rapidamente o que são os ataques DDoS e traz algumas estatísticas adicionais:
  • Com US$ 150 é possível contratar um ataque DDoS contra um site por uma semana
  • 1/3 das quedas ou paradas de sites são causadas por ataques DDoS
  • A Arbor identifica mais de 2000 ataques DDoS por dia em todo o mundo.



É um mapa muito legal para colocar no telão do seu SOC e impressionar o chefe :)

2 comentários:

Samuel Damasceno disse...

Anchises, você acha que, no contexto de se mapa, é possível se tratar de uma ciberguerra?
Abraço.

Anchises disse...

Não, de forma alguma esse mapa se trata de uma ciber guerra. Os ataques que vemos hoje em dia são de ciber criminosos (fazendo extorsão ou alguns outros tipos de golpes) e hacktivistas, em sua grande maioria. Pode haver, entretanto, algum caso de guerra em que alguma das partes use ataques DDoS contra a infra-estrutura do outro país, e aí sim isso seria refletido nesse mapa.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.