janeiro 26, 2014

[Cyber Cultura] Dungeons and Dragons Quarentão

Neste final de janeiro vai fazer 40 anos que o jogo Dungeons and Dragons (DnD) foi lançado. Embora existam dúvidas sobre a data precisa do "nascimento" do jogo, ele foi lançado comercialmente e começou a ser vendido no final de Janeiro de 1974.

O DnD é um dos mais conhecidos (se não for O mais conhecido) jogo de RPG (sigla em inglês para "role-playing game"), que são os jogos aonde cada participante assume o papel de um personagem e segue um roteiro (ou estória) que pode ser alterado dinamicamente, conforme os movimentos dos personagens e acontecimentos dos jogos. No decorrer das aventuras, os personagens enfrentam vários desafios, lutas e vão progredindo - obtendo ítens (como armas) ou ganhando pontos de experiência.

O DnD é considerado o primeiro jogo de RPG moderno, que influenciou vários jogos depois. Ele trouxe uma dinâmica de jogo baseada em caracteres (personagens) detalhados, com diversos atributos descritos em um formulário específico, que se movimentavam em um mundo ditado pelo "game master" e usavam diversos dados para definir a dinâmica do jogo - como para definir pontos de ataque e defesa durante uma luta, ou para decidir se uma ação específica (ex: achar um objeto no chão) iria acontecer.

Durante a sua criação, o DnD sofreu a influência de vários aspectos da mitologia, ficção, cultura popular e de autores populares no início do século passado, incluindo J.R.R. Tolkien. Muitas das criaturas e seres que habitam o mundo do DnD foram inspirados pelas raças e monstros criados por Tolkien e que habitavam o universo da Terra Média, como os Elfos, Anões, Orcs, etc. Por isso mesmo, junto com as obras de Tolkien (em especial, O Hobbit e O Senhor dos Anéis), o DnD influenciou bastante a cultura geek, e rendeu várias expansões, filmes, seriados, livros, etc. O seriado "A Caverna do Dragão", por exemplo, faz várias referências ao jogo DnD. Lembro-me de ter ouvido uma "lenda" (isto é, um comentário que não sei se é verdadeiro) de que os criadores do Caverna do Dragão criaram os episódios do desenho transcrevendo as partidas que eles mesmos jogavam.

Página oficial do jogo DnD: http://www.wizards.com/Dnd/

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Lembrança! Bons tempos!

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.