março 30, 2014

[Cyber Cultura] Visite o Datacenter do Google

Há algum tempo atrás o Google criou um passeio virtual em um dos seus datacenters através do Streetview, o datacenter de Lenoir, na Carolina do Norte.

A "tour" é meio limitada, não dá para ir na maioria dos lugares, exceto em um trajeto bem específico. Para quem já conhece algum grande datacenter por dentro (isto é, um DC grande e organizado, pois nem todos os que existem por aí merecem uma visita), não há muitas novidades aparentes em termos de infra-estrutura. O que me chamou mais a atenção foram algumas "cortinas" entre alguns conjuntos de rack, que eu acredito que sejam utilizadas para fazer um isolamento do ar nos corredores de rack por onde circulam ar quente (pois neles estão direcionadas as saídas de ventilação dos servidores e equipamentos). Também é interessante passear pela área externa da sala de servidores, aonde ficam os escritórios, e ver várias coisinhas que você nunca veria em um datacenter brasileiro, como um bar, mesas de ping-pong, sofás, uma sala com geladeiras com refrigerantes e sucos, etc.

Fora os aspectos técnicos, é um passeio virtual divertido, com alguns detalhes interessantes, tais como...

  • Um Stormtrooper vigiando os racks, acompanhado por um mini R2-D2:




  • Não é possível navegar nesta sala, mas deu para descobrir que ela tem, nada mais nada menos, 90 conjuntos de racks:



  • Um boneco gigante do Android dentro de um cercado de racks, em uma ante-sala do datacenter, aonde ficam as unidades de fitas de backup de dados:



  • Uma mesa de pebolim (também conhecido como "totó") no escritório:



  • Meu Deus... o que é isso?



  • Em um dos quadros de aviso, há um documento com o título "Información sobre Compensación Laboral", mas não dá para ler o texto do aviso :(


Também é interessante dar uma olhada no vídeo sobre este datacenter. Notem que no vídeo os detalhes engraçadinhos ainda estão lá, mas passam quase desapercebidos.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.