março 25, 2014

[Segurança] Abrindo cofres

O vídeo abaixo criado pelo pessoal do site Numberphile é muito interessante; ele mostra como o físico norte-americano Richard Feynman tiinha um hobby no mínimo diferente: abrir os cofres de seus colegas enquanto ele trabalhava no laboratório de Los Alamos, aonde participou do Projeto Manhattan.



Este vídeo nos mostra como é fácil, com um pouco de raciocínio lógico e engenharia social, descobrir uma senha (no caso, a senha dos cofres) reduzindo drasticamente a possibilidade de senhas utilizadas.

Como os cofres nos escritórios do pessoal em Los Alamos utilizavam 3 combinações de números de 0 a 100, isso dava teoricamente 1.000.000 de combinações possíveis, o que demoraria cerca de 60 dias se alguém fosse testar todas as senhas possíveis. Mas Feynman usava alguns truques que permitiam a ele conseguir abrir a maioria dos cofres de seus colegas tentando apenas 8.000 combinações, o que levava somente 12 minutos (ou, em média, 6 minutos). Ou 20 combinações em apenas 1,5 minutos, pois em alguns casos ele conseguia conhecer 2 dos números.

Os mesmos princípios utilizados por Feynman são usados até hoje para quebrar senhas: é muito mais fácil tentar um conjunto de senhas mais prováveis do que todas as compbinações possíveis.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.