abril 17, 2014

[Segurança] Presidência do capítulo brasileiro da Cloud Security Alliance

Estou assumindo a posição de novo presidente do capítulo brasileiro da Cloud Security Alliance (CSABR), em substituição ao presidente anterior, o Paulo Pagliusi, que assumiu o cargo de vice-presidente.

Antes de mais nada, preciso agradecer ao trabalho e ao interesse incansável de todos os participantes da CSABR, que nos fez chegar até aonde estamos. Em particular, temos que reconhecer a dedicação dos presidentes anteriores: o Leonardo Goldim, que teve a coragem de trazer a CSA para o Brasil, e fomos o segundo capítulo em todo o mundo! Em seguida vieram o André Serralheiro que deu um novo ritmo ao capítulo e o dedicado Paulo Pagliusi, que trouxe grande experiência e visão. Para mim foi um prazer trabalhar com todos eles.

Por isso, assumir a presidência do capítulo é, acima de tudo, uma grande honra e uma grande responsabilidade. E espero contribuir para uma trajetória de sucesso crescente da CSABR. Nós ainda estamos muito longe de onde gostaríamos, mas ao mesmo tempo caminhamos muito considerando os poucos recursos que temos.

O mercado de Cloud Computing continua em franco crescimento, mesmo após os escândalos de espionagem que surgiram no ano passado e a crescente preocupação com a privacidade (algo muito válido, diga-se de passagem). O mercado de segurança para Cloud Compiting também está crescendo e amadurecendo, as vezes por conta de novas regulamentações, de novas tecnologias ou mesmo por causa de novos incidentes, que servem de lição para os profissionais da área. Afinal, trabalhar com segurança da informação é um desafio constante!

Nosso papel, como profissionais de segurança, é garantir como usuários e empresas podem adotar as novas tecnologias com os devidos controles e salvaguardas.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.