junho 13, 2014

[Cyber Cultura] O Herói Hacker

Inspirado pelo lançamento do jogo Watch Dogs, a Folha publicou recentemente um artigo bem interessante do professor Luli Radfahrer sobre a atual tendência da mídia de idolatrar a figura do hacker.

Na minha opinião, alguns trechos do artigo merecem destaque pois ele descreve muito bem algumas características do que é ser um hacker hoje em dia:

  • "Hacker" é um dos termos contemporâneos mais contraditórios. Para muitos, o rótulo é pejorativo e criminoso. Outros, principalmente auto-intitulados, reclamam que significa exatamente o contrário. Na verdade é um termo genérico demais, que pode abranger do menino brincando com seu PC até o especialista em segurança de alto nível.
  • Para aumentar a confusão, recentemente surgiram os "hacktivistas" (...). E ainda há os "hackerspaces" (...).
  • Pouco importa sua área de atuação, uma das principais características de um hacker é sua curiosidade insaciável a respeito do funcionamento de coisas e processos, associada à habilidade para aprender e construir em cima de estruturas preexistentes. Desmontar máquinas e algoritmos, entender como funcionam e buscar corrigi-las ou melhorá-las costuma ser tanto seu playground quanto sua universidade.
  • A tecnologia invadiu os principais aspectos da vida contemporânea, e a cultura hacker é o contraponto preciso a uma época de controle de processos e produção em massa.
  • De certa forma, hackers são os fora-da-lei do século 21. (...) Satoshi Nakamoto, Bradley Manning, Edward Snowden e Julien Assange resolveram usar seus poderes para fazer justiça com as próprias mãos em um processo controverso, individualista e ilegal, mas que tem, a princípio, um motivo nobre. Vistos como uma espécie de vingadores contra o capitalismo e a vigilância da rede, anti-heróis estão cada vez mais populares na cultura pop.
  • Mas não se pode esquecer que todo super-herói tem seus arqui-rivais, e que o efeito de cada ferramenta depende das intenções de seus usuários. Nas mãos de criminosos, técnicas de hacking são perfeitas para extorsão, humilhação pública, interrupção de processos, roubo de propriedade intelectual e espionagem.

E olha que ele nem comentou sobre os hackers na novela da Globo...

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.