julho 16, 2014

[Cyber Cultura] #ForçaLaerte

Normalmente eu evito ver quais são os Trend Topics do Twitter, pois em geral são assuntos totalmente banais, que só me fazem pensar como a Internet é lamentavelmente dominada por uma multidão incapaz de compartilhar conteúdo interessante.

Mas hoje eu me assustei quando reparei que #ForçaLaerte era Trend Topic no Brasil.



A primeira vista, fiquei preocupado se poderia ter acontecido algo com o cartunista Laerte. Mas bastou uma rápida olhada no Twitter para perceber que a hashtag era relacionada com o personagem Laerte, da novela global Em Família. Mais um assunto banal no TT...

Mas, em uma olhada rápida nos Tweets, uma grande quantidade dos posts eram de usuários criticando ou satirizando que o #ForçaLaerte era Trend Topic! E essas reclamações ajudam a popularizar ainda mais o assunto. É a materialização, no mundo virtual, do famoso ditado "Falem mal, mas falem de mim".



O interessante, na verdade, é o fato que um assunto tão non-sense se tornou um dos itens mais comentados no Twitter não apenas pelo "mérito" do assunto em si, mas com uma ajudazinha das pessoas reclamando sobre ele. Assim como o Laerte, já vi em outras ocasiões assuntos polêmicos se tornarem populares no Twitter por causa da grande quantidade de críticas ao assunto, em vez de mensagens de apoio.

Um comentário:

Billy disse...

Caso típico:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Streisand

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.