agosto 21, 2014

[Cyber Cultura] Richard Stallman no TED

O Richard Stallman deu uma palestra sobre software livre no TEDx Geneva, realizado no dia 07 de abril deste ano. Nesta palestra, chamada "Introduction to Free Software and the Liberation of Cyberspace", ele descreve os pricípios básicos do movimento do software livre e sua importância na sociedade atual.



Vale a pena transcrever aqui quais são os 4 princípios básidos de liberdade que guiam o conceito de Software Livre:

  • Liberdade 0 - Liberdade de executar o programa como você desejar, com qualquer objetivo (ou necessidade)
  • Liberdade 1 - Liberdade de estudar o código-fonte do programa e alterá-lo, para que o software faça o que você quer que ele faça. Isto inclui o "controle coletivo", isto é, qualquer grupo de usuários deve ter a liberdade de alterar o código fonte do programa e adaptá-lo para as suas necessidades. 
  • Liberdade 2 - Liberdade de redistribuir as cópias exatas dos programas
  • Liberdade 3 - Liberdade de redistribuir as cópias das suas versões modificadas dos programas

Estas liberdades definem que os usuários controlam o programa, e não que os programas controlam os usuários. No caso do software proprietário, os desenvolvedores controlam os usuários, logo o programa se torna um instrumento para um poder que força uma injustiça entre o desenvolvvedor e o usuário. consequentemente, os softwares podem ter controle sobre os usuários, as vezes maléficos (como espionar o usuário, controlar seus dados, etc).

Segundo o Stallman, devido a importância dos computadores em nossa sociedade atual, o software livre se tornou um dos direitos humanos fundamentais de todos nós, que as sociedades devem proteger, junto com o direito a liberdade de expressão, liberdade de imprensa e a privacidade.

A palestra está disponível no YouTube, no site gnu.org e no site da Free Software Fundation. A propósito, o texto no site da FSF lembra que assistir este vídeo no YouTube te força a usar um Javascript proprietário ;)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.