setembro 03, 2014

[Cyber Cultura] A lei de Godwin no Brasil

As redes sociais se transformaram no lugar preferido de todos expressarem seus descontentamentos, discutirem sobre algum tema polêmico, ou fazerem alguma reclamação.

De algum tempo para cá, provavelmente desde a proximidade com a copa do mundo, tornou-se comum vermos alguém colocar a culpa no PT em algum momento em que tais discussões ganham um pouco mais de volume, ou até mesmo para destacar um tom de brincadeira no que foi dito. Isto acabou se tornando uma brincadeira relativamente comum graças a hashtags como #éculpadoPT, #foradilma, ou similares.

Ainda mais em um ano eleitoral, é impressionante como uma boa parte das conversas acabam em discussão política aonde aparece alguém criticando o PT ou o governo da presidenta Dilma.

Mas este tipo de comportamento não é novidade na cultura da Internet, tanto é que existe uma “lei” que descreve um comportamento bem similar: a Lei de Godwin.

A Lei de Godwin é tão antiga quanto a própria Internet e surgiu no início dos anos 90, na época das discussões em um dos primeiros fóruns existentes, a Usenet. Ela, inclusive, consta no "The Jargon File" e no Oxford Dictionary. A grosso modo, ela diz que toda discussão acaba chegando em um momento em que ela perde o sentido quando alguém menciona o nazismo ou acusa a outra parte da discussão de ter opiniões nazistas.
"As a Usenet discussion grows longer, the probability of a comparison involving Nazis or Hitler approaches one."
Em Português, fica desta forma: "À medida em que cresce uma discussão na Usenet, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo o nazismo ou Hitler aproxima-se de 1 (isto é, 100%)." Ou, explicado de outra forma:
"If you mention Hitler or Nazis in a post, you've automatically ended whatever discussion you were taking part in."

Ou seja, o comportamento que vemos atualmente de satirizar o PT nas redes sociais nada mais é do que uma versão atualizada e abrasileirada da cultura da Internet.

Um comentário:

Unknown disse...

Não sabia da existência dessa lei. Só discordo do seu último parágrafo. É o PT e sua Al-Qaeda eletrônica que satanizam os adversários e os chamam de fascistas e reacionários nas redes sociais e quaisquer outros meios de divulgação de informação.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.