outubro 04, 2014

[Cidadania] 5 de Outubro: Vamos fiscalizar o nosso voto

Neste domingo, 05 de Outubro, teremos eleição para Presidente, Governador, Senador, Deputados Estadual e Federal. E, graças ao projeto Você Fiscal, pela primeira vez nós eleitores temos a oportunidade de ajudar a auditor o resultado da votação.


No final da eleição, as 17h, basta ir na sua zona eleitoral e tirar uma foto do Boletim de Urna (BU), que é a totalização de cada urna. A foto pode ser tirada através de qualquer celular com câmera e enviada via um Aplicativo Android do projeto, ou através do site.


Recentemente, o pessoal do Você Fiscal publicou no Twitter algumas das principais dicas:
  1. O fato de não ser permitido entrar com câmera dentro da seção eleitoral não impede que você fotografe o BU. Ele será afixado na porta da seção, do lado de fora. Veja o artigo 82 da resolução 23399/2013 do TSE aqui;
  2. Você pode fotografar BUs de quantas seções quiser ou puder. No site http://somos.vocefiscal.org/ você poderá adotar uma zona (cada zona tem várias seções), mas isso não faz com que você tenha que fiscalizar todas as zonas daquela seção ou mesmo mudar de ideia de última hora e resolver fotografar outras zonas não adotadas no site.
  3. O aplicativo só está disponível para Android dessa vez mas isso não impede que as pessoas possam participar fazendo fotos com qualquer câmera digital. Basta fazer as fotos e nos enviar por e-mail: bu@vocefiscal.org. Esse vídeo ensina a tirar as fotos com qualquer tipo de celular. Temos ainda um infográfico que pode ser inclusive impresso.
  4. É possível enviar as fotos do BU para o Você Fiscal até 23h59 de segunda-feira, dia 06/10.


Já são 12.500 instalações do aplicativo, 12.000 confirmados no evento do Facebook e 3.361 pessoas que adotaram uma zona eleitoral no site!

O diagrama abaixo, retirado do site do projeto, explica como podemos ajudar. Para maiores esclarecimentos, visite o site www.vocefiscal.org.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.