janeiro 13, 2015

[Cyber Cultura] Como sobreviver aos Trolls

Eles são uma presença constante em fórums online, grupos de discussão e até mesmo projetos colaborativos.

Os "trolls", como são chamados, geralmente causam discussão gratuita, questionamentos infundados e várias ações que além de irritar, podem resultar na indisposição ou desmotivação dos outros participantes.

A regra principal e mais conhecida é "Do not feed the Trolls", ou seja, não dê pano para manga, não dê atenção e muito menos motivo para eles continuarem na discussão.



O vídeo "How Open Source Projects Survive Poisonous People (And You Can Too...)" traz algumas dicas legais sobre como tratar esse problema.




Outras dicas bem legais e úteis podem ser retiradas do texto "37 regras de conversação para cavalheiros de 1875" (uma sugestão que apareceu há um tempão atrás na lista do Garoa):
1. Ainda que convencido de que seu oponente está errado, renda-se graciosamente, evite seguir com a discussão, ou deliberadamente mude de assunto, mas não defenda obstinadamente sua opinião até ficar irritado…
2. Mantenha, se puder, uma opinião política fixa. Não a exponha em todas as ocasiões e, acima de tudo, não se proponha a forçar os outros a concordar com você. Ouça calmamente as ideias deles e, se não puder concordar, discorde polidamente e consiga que seu oponente, porquanto considere suas opiniões erradas, se veja obrigado a reconhecer que você é um cavalheiro.
3. Nunca interrompa ninguém; é rude apontar uma data ou um nome que a pessoa esteja hesitando em dizer, a não ser que te peçam para fazer isso. Outro erro crasso de etiqueta é antecipar algum ponto da história que a pessoa está contando, ou terminar a frase para roubar o final para si. Algumas pessoas justificam isso dizendo que o orador estava estragando uma boa história, mas isso não justifica.
5. Nunca fale quando outra pessoa está falando, e nunca eleve a voz para cobrir a dos outros. Não fale de maneira ditatorial e faça com que sua conversa seja sempre amável e franca, livre de afetações.
7. Numa briga, se você não tem como reconciliar as partes, se abstenha. Você certamente faria um inimigo, talvez dois, ao tomar um lado numa discussão onde ambos os lados já perderam a calma.
9. Um homem inteligente é geralmente modesto. Ele pode sentir que é intelectualmente superior em sociedade, mas não procura fazer os outros se sentirem inferiores, nem mostrar sua vantagem em relação a eles. Ele discutirá com simplicidade os tópicos propostos pelos outros, e evitará aqueles que os outros não consigam discutir.
10. Escutar com interesse e atenção é uma conquista tão válida quanto falar bem. Ser bom ouvinte é indispensável para ser um bom orador, e é no papel de ouvinte que você você consegue detectar mais facilmente se um homem é educado para a vida social.
12. Faça que sua parte da conversa seja tão modesta e breve quanto consistente com o assunto em debate, e evite longos discursos e histórias tediosas.
13. Fale pouco de si. Seus amigos conhecerão suas virtudes sem forçá-lo a nomeá-las.
14. Se você aceita a lisonja, deve também aceitar quando inferem que você é bobo e convencido.
16. Evite, numa conversa, todo assunto que possa ferir alguém ausente.
18. Evite frases feitas, e faça citações raramente. Elas às vezes temperam uma conversa, mas quando se tornam hábito constante, são extremamente tediosas e de mau gosto.
19. Não seja pedante; é uma marca, não de inteligência, mas de estupidez.
20. Fale sua língua corretamente; ao mesmo tempo não seja maníaco em relação à formalidade e correção das frases.
25. Evite se gabar. Falar de dinheiro, boas relações ou do luxo à sua disposição é de mau gosto.
28. É extremamente rude e pedante, numa conversa geral, fazer citações em língua estrangeira.
29. Usar frases de duplo sentido não é cavalheiresco.
30. Se estiver ficando irritado com a conversa, mude de assunto ou fique em silêncio. Você pode dizer, num arroubo de paixão, palavras que nunca usaria num momento mais calmo, e as quais você lamentaria depois de dizer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante...

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.