fevereiro 24, 2015

[Segurança] Aspectos jurídicos da Cloud Computing

O Dr. Walter Capanema realizou uma palestra sobre os aspectos jurídicos da Cloud Computing no palco de Segurança e Redes da Campus Party. O Walter é advogado especialista em crimes cibernéticos e diretor do capítulo brasileiro da Cloud Security Alliance (CSABR).

O pessoal da Campus já disponibilizou o vídeo da palestra, aonde ele falou sobre as preocupações que devemos ter com os contratos com os provedores de serviços na nuvem, os riscos com o surgimento da Internet das Coisas (IoT), o risco de espionagem versus a  importância da proteção à privacidade, o impacto do Marco Civil para o mercado de Cloud (e a preocupação com a neutralidade da rede) e o nosso Projeto de Lei sobre Cloud Computing (PL 5.344/2013). A qualidade do som e da imagem está muito boa :)



O Walter Capanema levanta vários pontos interessantes em sua palestra, como por exemplo:
  • Estamos confiando demais na nuvem!
  • O modelo de negócio da Computação em Nuvem pode acabar prejudicando o consumidor, a partir do momento em que somos obrigados a usar softwares na nuvem e manter nossos dados lá, pois acabamos dependentes deste serviço;
  • Do ponto de vista de segurança, também ficamos totalmente dependentes da segurança embutida no serviço da nuvem - e, consequentemente, de suas vulnerabilidades.
A palestra veio em uma boa hora, pois a ISO/IEC deve lançar ainda neste ano uma regulamentação específica para Cloud Computing, a ISO/IEC 27017 ("Information technology — Security techniques — Code of practice for information security controls based on ISO/IEC 27002 for cloud services").

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.