maio 07, 2015

[Cyber Cultura] Game of Thrones e a pirataria

A série de TV Game of Thrones, da HBO, é a série de TV mais pirateada do mundo, e alguns dados sobre isso impressionam (coletados entre 5 de fevereiro e 6 de abril deste ano):
  • Os episódios da série foram baixados ilegalmente mais de 7 milhões de vezes, no mundo inteiro;
  • O download ilegal de episódios de "Game of Thrones" aumentou 45% em relação ao mesmo período de 2014;
  • O Brasil é o campeão mundial da pirataria de Game of Thrones, com 1 milhão de downloads;
  • A França vem em segundo lugar, seguida bem de perto pelos Estados Unidos, com cerca de 464 mil downloads;
  • No ano passado, o final da quarta temporada quebrou todos os recordes de pirataria: 1,5 milhão de pessoas baixaram ilegalmente o episódio em um dia e, no final do ano, a estimativa era de que o capítulo havia sido baixado 8,1 milhões de vezes.

Além do Game of Thrones, lideram o rank de pirataria as séries "The Walking Dead" (5,7 milhões de downloads ilegais), "Breaking Bad" (3,8 milhões), "Vikings" (3,4 milhões) e "House of Cards" (2,7 milhões).

Este é um dos efeitos colaterais do grande sucesso desta série. A pirataria é tão ferrenha que, poucas horas antes da estreia da quinta temporada de "Game of Thrones", no dia 12 de Abril, foram vazados os quatro primeiros episódios, disponibilizados em vários sites de torrent. Estes episódios parecem ter vindo de cópias disponibilizadas para a imprensa.

O interessante é que a HBO chegou a dizer que a grande quantidade de downloads piratas é um elogio à série, consequência do seu incrível sucesso. Segundo o presidente de programação do canal, Michael Lombardo, "a demanda está aí e isso certamente não impacta negativamente nas vendas de DVD".

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.