julho 22, 2015

[Segurança] A ciência por trás do segredo

O Simon Singh, autor do livro "The Code Book" ("O Livro dos Códigos"), fez no ano 2000 um pequeno seriado sobre a história da criptografia, desde a época dos hieróglifos, batizado de "The Science of Secrecy".

Um destes episódios, "The Science of Secrecy: Going Public", está disponível em seu site, dividido em duas partes bem curtas, com cerca de 10 minutos cada - e que valem a pena ser vistos. Na primeira parte do episódio, ele aborda o início da criptografia de chave pública, principalmente como surgiu a idéia do algoritmo Diffie-Hellman. Eu gostei muito de como ele começa este episódio, explicando o que é criptografia: colocando um papel com uma mensagem dentro de uma caixa, e fechando-a com um cadeado. Este é um exemplo simples e bem intuitivo, que lhe permite discutir o conceito de criptografia e um de seus principais problemas, o compartilhamento da chave criptográfica.



Na segunda parte deste episódio, Simon mostra como a inteligência britânica (CGHQ) criou um algoritmo semelhante alguns anos antes, algo que que permaneceu secreto por cerca de 25 anos.


Os vídeos acima são bem didáticos e, ao mesmo tempo, bem interessantes por mostrar um momento muito importante para o surgimento dos algoritmos criptográficos.

Em 2011 o Colégio Imperial de Londres realizou um evento com o mesmo nome, "The Science of Secrecy", aonde diversos especialistas contavam uma parte da história da criptografia - incluindo o Simon Singh. O painel tem cerca de 1 hora e meia de duração, mas é bem interessante.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.