novembro 12, 2015

[Cyber Cultura] Como medir a importância de um evento?

Ao ver a reportagem da TechMundo sobre "os 7 maiores eventos para hackers do mundo" (segundo a qual, quatro destes eventos são do Brasil) eu me pergunto: como medir a importância de um "evento hacker"? Ou melhor, como medir a importância de um evento qualquer...

Vejo algumas possibilidades:
  • Pela quantidade de pessoas presentes: é fácil dizer quais são os "maiores" eventos, em termos de público. Neste caso, podemos considerar a quantidade total de participantes - e não o de inscritos, pois há muitos inscritos que não vão no dia do evento. Mas este é uma medida perigosa, pois determinados mercados, lugares ou países tem um público potencial muito maior do que a quantidade de participantes - pense, por exemplo, qual é a quantidade de pessoas que poderiam ir em um evento de segurança nos EUA (a Defcon, por exemplo, atrai cerca de 10 mil pessoas), no Brasil (a H2HC teve cerca de 400 participantres e o Roadsec pretende atrair 2000 - já dá para ver a diferença até mesmo para 2 eventos na mesma cidade) e um evento em um país pequeno (como, por exemplo, o Chile ou Portugal) pode ter poucos parcicipantes (em quantidade), mesmo que eles representem, por exemplo, 90% dos profissionais daquele país;
  • Pela qualidade das palestras e palestrantes: esse é um critério muito subjetivo, exceto quando pensamos nos poucos palestrantes rockstar na área;
  • Pela qualidade do público que atende: aí também fica muito difícil medir, embora possamos analisar a qualidade do público pelo cargo e empresa/instituição em que atuam. Mesmo assim, para mim este é o critério mais difícil de avaliar, principalmente porque não podemos contar apenas com os títulos dos CSOs, pois há eventos técnicos que eles não vão. E, mesmo no caso do público técnico, possuir certificação ou atuar em uma empresa renomada não é sinal inquestionável de competência suprema.

Se pensarmos bem, cada um dos critérios acima acabam caindo em análises subjetivas (e, portanto, sujeita a cabeça de cada um que avalia), e assim pode dar margem a diversas interpretações. E, mesmo se usemos todas as métricas sugeridas, ainda assim corremos o risco de ter algumas injustiças.

Para mostrar como é difícil e polêmico medir a importância de um evento, eu fiz uma "brincadeira": fazendo as contas na tabela abaixo com alguns eventos conhecidos de todos nós, e utilizando valores 0, 1 e 2 para medir cada ítem - algo bem simples, subjetivo e apenas para testarmos o modelo. Por exemplo: 0 de quantidade de participantes significa que o evento recebe uma quantidade muito baixa se comparada com a quantidade de pessoas que poderia ir, pelo público potencial do evento. Por outro lado, 2 para a qualidade de palestras significa que o evento atrai gente foda para palestrar, enquanto 2 na qualidade de público significa que o evento atrai profissionais e pesquisadores importantes e renomados na área e para o público alvo do evento.


Evento Qt Pessoas Palestras Público Média Comentário
Defcon 2 2 2 2 Ok, nem tem como discordar da avaliação máxima para a Defcon ;)
YSTS 0 1 1 0,6 A YSTS é um evento pequeno, formada principalmente por um público convidado, o que acaba filtrando bastante a qualidade do público. Mas, exatamente por causa desse formato, ela deixa muita gente de fora. As palestras são boas, com alguns palestrantes ótimos, mas não dá para dizer que é "estelar". Por se tratar de um evento tão desejado pela comunidade de segurança, a nota de 0,6 é injusta.
H2HC 0 2 2 1,3 A H2HC estagnou na quantidade de público: há vários anos ela recebe cerca de 400 pessoas. Por outro lado, ela investe em trazer excelentes palestrantes internacionais e o público é fiel: os melhores profissionais do mercado estão lá.
RoadSec 2 0 1 1 Atrai um público enorme, ainda mais considerando o total das edições regionais. Mas é um público eclético, que varia de interessados a profissionais da área. As palestras são boas, mas nada de extraordinário. Na média, ficou na média.
BSidesSP 0 1 1 0,67 Justiça e auto-avaliação sejam feitas: embora todos os participantes elogiem a BSidesSP, nós atraímos uma quantidade pequena de público, perto do potencial.
Security Leaders 1 0 2 1 Para um evento destinado a gestores, ele cumpre o que promete: conteúdo superficial com uma platéia formado por principalmente executivos de médio escalão e alguns de alta gerência.
Ekoparty 2 2 2 2 Na minha opinião, é o melhor evento do continente. Atrai uma grande quantidade de pessoas de todo o continente, com um oúblico bem qualificado e sempre tem ótimos palestrantes.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.