dezembro 25, 2015

[História] Trégua de Natal

A trégua de natal foi um episódio curioso que ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial eque mostra a força do espírito de união e amor do Natal, que pode estar presente até mesmo nos piores momentos.

Durante os últimos dias de dezembro de 1914 na região de Ypres, Bélgica, soldados alemães decoraram suas trincheiras com velas e enfeitaram algumas árvores o Natal. Começaram, então, a cantar canções natalinas alemãs. Observando o que se passava nas trincheiras inimigas, os soldados ingleses começaram a cantar suas próprias canções. Nesse momento, ambos os lados passaram a saudar um ao outro; era véspera de Natal e, por 6 dias, a guerra cessou e a paz reinou.

De forma não oficial, soldados inimigos fizeram uma trégua em meio às batalhas e promoveram o cessar fogo para celebrarem juntos aquela data festiva, trocando presentes, cantando canções natalinas e até jogando partidas de futebol na “terra de ninguém” (o espaço que separava as trincheiras inimigas, assim chamado pois poucos sobreviviam ao tiroteio).

Quando os líderes souberam do ocorrido, mais que rapidamente proibiram qualquer forma de trégua com os exércitos inimigos. O episódio da Trégua de Natal nunca mais se repetiu após aquele dezembro de 1914, tornando-se quase um mito e, de fato, um marco histórico.


OBS: Post atualizado em 27/12 para incluir uma imagem da época.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.