março 04, 2016

[Carreira] Campo de distorção da realidade

"Reality Distortion Field" (ou, em português, algo como "campo de distorção da realidade") é um tipo de carisma muito forte - ou melhor, "uma aura de carisma, confiança e persuasão em que é quase impossível evitar a render-se a alguém e seguir a sua vontade ao interagir face-a-face". Algumas pessoas, como o Bill Clinton e o Steve Jobs, ficaram famosos por ter um poder de persuação tão forte.

O tal "campo de distorção da realidade" é um grande aliado da liderança, capaz de causar uma forte empatia, além de inspirar os colegas de trabalho a seguir um sonho ou objetivo.

algumas formas de desenvolver essa habilidade:
  • Pratique o contato visual olho-a-olho ("eye contact"): o "eye contact" é a melhor forma de estabelecer uma ligação forte quando você está conversando com alguém. Olhe diretamente nos olhos da outra pessoa, mas mantendo uma expressão facial neutra e um olhar suave, sem intimidar. Ao encerrar a conversa e se distanciar, olhe para trás para a pessoa, como se tivesse selando o acordo;
  • Esteja presente na conversa - ou seja, preste atenção na outra pessoa e evite distrações;
  • Tenha controle sobre o "espaço pessoal" do seu intelocutor, mantendo uma proximidade e transmitindo uma sensação de segurança e conforto. Isso aumenta os sentimentos de intimidade, confiança e afinidade. O "espaço pessoal" (tradução de "personal space") é a sensação incomoda que temos de ser "invadido" quando alguém chega muito perto durante uma conversa. O nosso senso de proximidade física com alguém não depende apenas da distância física entre os dois, mas também aumenta quando há contato visual direto entre as partes, encarando o outro diretamente (em oposição a ficar lado a lado olhando para a multidão), quando há toque (por exemplo, batendo nas costas, tocando no braço ou ombro), aumento sua voz ou quando a pessoa fala sobre você (em oposição a um assunto neutro). O segredo é modular esses cinco fatores diferentes, usando-os sutilmente e combinando de modo a fazer seus parceiros de conversa se sentirem seguros, confortáveis, próximos e íntimos com você. Por exemplo, quando você aumenta o contato olho-a-olho, tente inclinar-se para trás ou ir um pouco para trás para aumentar o seu conforto. Quando estiver fisicamente perto (por exemplo, em uma sala lotada), tente diminuir o volume da sua voz.
A combinação dos três fatores acima permite criar um forte carisma, gerando o sentimento de que as duas pessoas na conversa eram as únicas duas pessoas na sala.

O vídeo abaixo dá um ótimo exemplo de como criar um "campo de distorção da realidade" através do contato nos olhos e do uso do espaço pessoal para criar uma atmosfera de persuasão. Este exemplo é de um trecho do segundo debate Bush-Clinton-Perot, em Outubro de 1992. Este debade usou, pela primeira vez, um formato de "town-hall", que já foi repedido em debates presidenciais aqui no Brasil também. Foi um formato proposto pela equipe do Bill Clinton - e o coitado do "Bush Pai" não sabia que tinha concordado de lutar contra um mestre em seu próprio território.


No vídeo podemos ver facilmente como o Bill Clinton usou a linguagem corporal e se dirigiu diretamente a pessoa que fez a pergunta, e fez isso de tal forma que essa pessoa, e até nós mesmos, nos sentíssemos que estivéssemos falando direto com ele. O Bush, ao contrário, agiu como qualquer um de nós faria: proferiu a sua fala no centro do palco, direcionado a todos - e a ninguém ao mesmo tempo. No final, vem a cereja do bolo: o vídeo capta uma imagem do rosto do George W Bush desorientado.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.