março 10, 2016

[Segurança] Hackerville

No ano passado o pessoal da Norton (Symantec) produziu um documentário pequeno, mas bem interessante, sobre uma cidade na Romênia conhecida como "Hackerville" ou "Most Dangerous Town on the Internet" ("A cidade mais perigosa na Internet"), aonde convivem ciber criminosos especializados em códigos maliciosos, engenharia social, roubo de identidade, etc.

A pequena cidade de Râmnicu Vâlcea tem pouco mais de 90 mil habitantes e fica um pouco ao sul da área central da Romênia - sendo habitada desde os tempos dos Romanos. Em 2011 a revista Wired publicou uma excelente matéria de capa sobre como a cidade se tornou um centro do crime cibernético mundial.

A reportagem da Wired, assim como o documentário da Norton, destacam como vários fatores tornaram esta cidade um local perfeito para praticar o crime cibernético. Isto acontece por conta da existência de todo um ecossistema voltado para o crime, que inclui a conivência das autoridades, uma vasta quantidadede pessoas interessadas em ganhar dinheito fácil, infraestrutura tecnológica (ótima conectividade com a Internet) e diversas pessoas que atuam na própria cidade oferecendo os serviços criminosos necessários para a execução das fraudes. Além do mais, o sucesso de diversas pessoas acaba atraindo o interesse de outros habitantes, que acabam se juntando ao mundo do ciber crime. Não é a tôa que carros de luxo são facilmente vistos nessa cidade.

Aqui no Brasil, a cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará, é conhecida por ser a base de diversos grupos criminosos desde os primórdios do crime cibernético. Recentemente, uma quadrilha formada por quatro pessoas foi presa na cidade, suspeitas de cometer crimes de lavagem de dinheiro pela Internet: eles invadiam contas bancárias e usavam o dinheiro das vítimas para pagar boletos e despesas pessoais.

O vídeo do documentário sobre Râmnicu Vâlcea está disponível no YouTube:



Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.