novembro 28, 2016

[Cyber Cultura] Snowden, o filme

Nesse final de semana eu assisti o filme Snowden, do diretor Oliver Stone (veja aqui informações sobre ele no IMDB). O filme não é uma produção qualquer: ele reúne um diretor fodástico, com alguns atores bem conhecidos (incluindo o Nicholas Cage, fazendo um papel coadjuvante, de um especialista da NSA), para tocar em um assunto bem sensível: as revelações deitas pelo Edward Snowden em 2013 sobre os programas de espionagem em massa da NSA, e as motivações que o levaram a isso.



Eu achei o filme bem legal, principalmente para nós nerds, e para quem acompanhou toda a história dessas revelações. Obviamente, ele traduz tudo o que aconteceu para o público leigo, e só por isso já tem o grande mérito de levar para o grande público essa discussão sobre a espionagem governamental versus os direitos individuais e nossa privacidade online.

Mas, será que o filme conseguiu isso mesmo? Eu tenho as minhas dúvidas, principalmente porque aqui no Brasil o filme estreiou em 10 de novembro e, 2 semanas depois, ele está passando em pouquíssimos cinemas, na maioria das vezes em apenas um horário específico (na rede Cinemark, ele está passando apenas em 2 cinemas de São Paulo, um em Campinas e uma sala no Rio de Janeiro, com 2 horários apenas).



Ou seja: as grandes redes de cinema decidiram que o filme não atrai o público. Além disso, eu acredito que se houvesse demanda de píblico para assistí-lo, provavelmente ele ainda estaria passando em várias salas e horários.

No final do filme, eu ainda fiz um comentário sarcástico com os meus amigos: "ele fez isso tudo para, no final, elegerem o Trump como presidente!". Na verdade, o comentário é uma piada mesmo, pois acredito que certamente nenhum presidente norte-americano iria mudar o programa de espionagem deles. O próprio filme deixa claro que o programa nasceu no governo Bush e foi mantido, isto é, expandido, na administração Obama. Certamente nem a Hillary Clinton nem o Donald Trump tem o menor interesse em diminuir a capacidade de vigilância e espionagem do governo. Mais do que uma promessa de campanha, isso é questão de política de estado e estratégia de defesa global do governo americano.

Mas, de uma coisa eu garanto: quem assistiu o filme vai ficar muito tentado a tampar a webcam de seu computador!

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.