março 12, 2017

[Cidadania] Machismo na universidade

O pessoal da Escola Politécnica da USP fez um vídeo excelente com depoimentos corajosos e emocionantes de alunas que sofreram assédio, desrespeito e abuso dentro da faculdade, com casos na Poli e algumas outras faculdades da USP.

São depoimentos registrados em vídeos e frases, com histórias pessoais e impressionantes de ofensas verbais e físicas feitas por professores e estudantes durante as aulas e nas festas da faculdade. O assustador é saber que comentários machistas e sexistas também partem dos professores, justamente quem deveria dar o exemplo e cuidar para que todos os alunos e alunas fossem tratados de forma igual. Nem mesmo a atual Vice-diretora da Poli escapou ilesa de preconceito quando era estudante.


USP - Aqui não! from RM Imagens | Ricardo Mereu on Vimeo.


O vídeo encerra com a a coordenadora do projeto USPMULHERES lembrando que os frequentadores da universidade são exatamente iguais ao resto da sociedade, e as situações que acontecem nas ruas
não são diferentes daquelas que acontecem dentro da universidade. Fomos educados em uma sociedade patriarcal e machista, que discrimina as mulheres, e ainda não mudamos esses costumes, valores nem o nosso comportamento.

Mas, mesmo sendo um espelho da sociedade que nos cerca, nós podemos e devemos nos esforçar para mudar esse comportamento, devemos respeitar as mulheres e acabar com essa cultura do estupro e da desqualificação da inteligência das mulheres.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.