janeiro 19, 2018

[Geek] Explicando DHCP em uma imagem

A imagem abaixo é ótima para exemplificar como funcionaria o protocolo DHCP se o implementássemos na mão:


Ou seja, se você quer conectar o seu computador na rede (cabeada ou wireless), você escolheria um endereço IP entre os endereços marcados nos pregadores de roupa, e aí configuraria os parâmetros de rede manualmente.

Eu achei a idéia divertida e bem engenhosa. Eu vivi os primórdios da adoção das redes TCP/IP nas empresas, com cabeamento estruturado e tudo, e no início era muito comum os admoinistradores de rede irem distribuindo endereços IP aleatoriamente. Já vi empresas aonde o endereçamento da rede interna foi escolhido baseado na data de nascimento do chefe, e já vi empresas aonde, para dar um novo IP para um usuário, o admin pingava numeros aleatórios até achar um IP que não respondia ao ping. Se o novo usuário der azar, aquele IP estava com outra pessoa com o computador desligado naquela hora, e assim que o usuário original ligasse seu computador, iria dar colisão de IPs na rede.

O protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) veio salvar a pele de galera, permitindo que os computadores recebam um novo endereço IP na rede de forma dinâmica.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.