janeiro 22, 2018

[Segurança] Quais as principais tendências para os próximos anos?

Recentemente eu gravei uma conversa para o canal do Luiz Felipe Ferreira aonde, perto do final, ele me perguntou qual é a minha opinião sobre as tendências para o nosso mercado no futuro proximo.

Ele não estava se referindo as tendências para este ano (que eu já comentei aqui no blog), mas sim ao que deve acontecer nos próximos 5 anos ou um pouco mais, e que podem impactar em nosso mercado de trabalho.

Futurologia é algo difícil de ser bem feito, e se nem o pessoal da Singularity University sabe dizer qual é a próxima grande tendência tecnológica, quem seria eu para me arriscar?

Mas, como sou cara de pau mesmo, eu acredito no seguinte:
  • Os problemas de segurança vão continuar sempre crescendo, com o ciber crime e a ciber espionagem governamental dominando o cenário. Enquanto os governos focam em trojans e backdoors altamente sofisticados, o cibercrime está e continuará ganhando muito dinheiro com ransomwares e o bom e velho phishing;
  • Bitcoin e moedas virtuais tendem a amadurecer e se popularizar, mesmo se a bolha do bitcoin estourar. Isso está começando a atrair interesse o cidadão comum, e já é muito explorado pelos investidores, ciber criminosos e cada vez mais atrairá o interesse do pessoal que precisa lavar dinheiro;
  • Do ponto de vista de mercado de trabalho em segurança, estamos numa necessidade crescente de profissionais com background em desenvolvimento (AppSeg), mas as próximas duas grande demandas serão em profissionais que se especializem em IPv6 e em IoT;
  • Duas tecnologias que hoje prometem revolucionar o mercado de segurança são o block chain e a inteligência artificial (ou "machine learning", se preferir chamar assim), mas para ser sincero eu tenho minhas dúvidas se elas vão deixar de ser buzzwords e, no caso do block chain, se ele realmente vai ser aplicado a algo realmente útil, além de criptomoedas.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.