Páginas

março 31, 2009

[Segurança] Todos de orelha em pé por causa do Conficker

Ele já apareceu na Globo e na CBN.



O vírus Conficker (também chamado de Downadup por alguns fabricantes de anti-vírus) já infectou milhões de computadores no mundo inteiro desde seu surgimento em março, mas agora ele está recebendo um destaque grande da mídia pois alguns especialistas descobriram através de análise reversa do código que ele está programado para amanhã, dia 01/04, entrar em contato com os seus servidores (que controlam a botnet criada pelo vírus). Se isto se confirmar, milhões de máquinas vão tentar acessar estes servidores, o que pode representar um aumento significativo no tráfego Internet em todo o mundo e, de quebra, o risco de que estes vírus recebam algum comando do seu controlador, solicitando que eles realizem algum ataque ou façam alguma atividade maliciosa.

Diversos fabricantes, entidades e profissionais têm se esforçado para divulgar as informações sobre o que é esta praga e como se prevenir. A lista é extensa, mas gostaria de destacar alguns sites:

Uma referência final que eu quero destacar é a página do Conficker Working Group, que foi formado pelas principais empresas de segurança para centralizar informações sobre o combate ao vírus.

[Cyber Cultura] Quadrinhos "Geek"

Em uma ação de marketing bem simpática, a CISCO lançou uma série de quadrinhos online, chamada THE REALM, onde um time de quatro heróis combatem uma invasão nos sistemas de uma corporação. Cada herói corresponde a uma determinada solução de segurança, que juntos combatem um grupo de invasores e de códigos maliciosos.

O trabalho gráfico é muito caprichado e a história é interessante. Dos quatro episódios planejados, os 3 primeiros já estão disponíveis. São vídeos muito curtos e que valem a visita. De quebra, você ainda pode treinar um pouco o inglês.



março 30, 2009

[Cultura] Radiohead: ótima música, cocô de cavalo e filas


No final de semana passado fui no Show do Radiohead aqui em São Paulo, na Chácara do Jockey. O show foi excelente, onde eles apresentaram seus maiores sucessos e contou com abertura dos Los Hermanos (não sou fã deles, cheguei na metade da apresentação) e dos alemães eletrônicos do Kraftwerk, que eu simplesmente adorei, achei sensacional. O show contou com cerca de 30 mil pessoas e o local é muito legal, um grande descampado, com todo mundo numa enorme pista entre as árvores.

Embora o local seja bem legal, ele cheira a cocô de cavalo (hum... acho que por isso que o local se chama "chácara do jockey" e tem vários estábulos), é pouco conhecido (difícil de achar, embora tenham colocado muita sinalização no caminho) e, o que é pior, de acesso precário: há apenas duas vias principais de acesso, a Av. Francisco Morato e a Av. Eliseu de Almeida. Como se não bastasse que as duas avenidas estejam em obra, a Fco. Morato está interditada num determinado ponto, no meio do caminho para o show, forçando um desvio obrigatório pela Eliseu de Almeida, que é uma avenida péssima, que desde que eu a conheço sempre foi cheio de buracos e péssimo asfalto (e piorou por causa das obras). E o que acontece se você junta 30 mil pessoas com uma péssima organização?



O mais irritante no show eram as filas absurdamente gigantescas e desorganizadas para comprar comida e bebida. Fiquei aproximadamente 30 minutos na fila só para comprar o ticket para a bebida e a comida, para depois entrar no meio da multidão, num empurra-empurra desnecessário, para pegar a cerveja (veja foto acima). E em seguida tive que enfrentar tudo de novo, pois o pessoal da bebida não lhe servia a comida (um cachorro-quente muito do sem graça). Moral da história: sem brincadeira, fiquei metade do show do Kraftwerk e todo o intervalo antes do Radiohead só para tomar uma cerveja, uma coca-cola e comer um cachorro-quente.

Após o término do espetáculo, todas as 30 mil pessoas tinham uma única saída da pista: um caminho estreito em descida, com o chão de pedrinhas, onde a multidão se apertava para andar (veja foto abaixo). Se tivesse acontecido algum problema na pista e a multidão saísse correndo (por exemplo, no caso de uma briga), o resultado seria catastrófico. O local tinha algumas saídas de emergência, mas a organização não liberou a saída por elas, o que poderia ter facilitado muito a vida de todos e, por tabela, ofereceria mais segurança.

março 13, 2009

[Segurança] ISSA Day - Março de 2009

O Capítulo Brasileiro da ISSA vai realizar o próximo ISSA DAY no dia 19 de Março de 2009, com o apoio da Thomason Technologies.

O ISSA Day é um evento gratuito da ISSA Brasil, e nesta edição será aberto a todos os interessados. Será realizado no Sonesta São Paulo Ibirapuera (Avenida Ibirapuera, 2534, Moema) a partir das 19hs.

Programação:

19h00 às 19h15 - Apresentação de abertura da ISSA Brasil
19h15 às 20h15 - “Security Through Whitelisting” - David Thomason
20h15 às 20h45 - Coffee Break e Networking
20h45 às 22h00 - “BOUNCER by CoreTrace” - Apresentação e Demonstração - David Thomason
22h00 às 22h10 - Sorteio de brindes


As inscrições devem ser feitas através do formulário no site da ISSA Brasil.

[Segurança] Reportagem da BBC sobre Botnets

A rede BBC publicou em seu site uma série de reportagens interessantes e controversas, chamada "Cyber crime risk exposed", que mostra como é fácil utilizar uma botnet para o envio de SPAMs ou realização de um ataque DDoS. Esta reportagem está disponível nline e também será exibida no canal de televisão.



A equipe contratou uma botnet com 22 mil hosts e, para demonstrar o seu poder, inicialmente a utilizaram para enviar automaticamente milhares de mensagens de SPAM para duas contas de e-mail recém criadas, conforme exibido em "BBC team exposes cyber crime risk". Após definir os parâmetros da mensagem e os endereços que as receberiam, o resultado foi que em poucas horas as caixas postais já tinham recebido mais de 6 mil e-mails (é possível ver que uma delas tinnha 1.275 mensagens na caixa de entrada e 5.505 na caixa de "Junk" - que foram as mensagens identificadas automaticamente como SPAM pelo webmail).



Em seguida, conforme consta na reportagem "How cyber criminals attack websites", eles utilizaram a botnet para realizar um ataque DDoS (Distributed Deny of Service) contra um website específico. Bastou utilizar 60 computadores da botnet para tornar o site inacessível.



É interessante mencionar também que vários sites e especialistas questionaram a validade legal e ética deste tipo de atitude, de contratar uma botnet (possivelmente eles pagaram o dono da botnet pelos serviços) e enviar SPAM e ataques através de computadores de terceiros (veja as críticas nos sites do The Register, da Out-Law, Sophos e ZDNet). A BBC se defende dizendo que não realizou nenhuma atividade efetivamente maliciosa e que, no final, orientou os donos dos computadores infectados a desativares os bots e como se protegerem.

março 11, 2009

[Segurança] uCon Security Conference



Na semana passada eu tive a oportunidade de participar da uCon Security Conference, que aconteceu na maravilhosa cidade de Recife e reuniu cerca de 150 pessoas, entre profissionais, acadêmicos, estudantes e pesquisadores de segurança, a maioria de Recife e de várias cidades do Nordeste.

O evento durou um dia, repleto de palestras de excelente qualidade sobre hacking, realizadas por speakers internacionais (US, Espanha e Argentina) e brasileiros. Seria injusto dizer se uma palestra foi melhor ou pior que a outra, pois todas foram ótimas. Mas eu, particularmente, gostei muito das apresentações do Rodrigo BSDaemon sobre técnicas de esconder e detectar shellcodes (e onde as ferramentas atuais falham) e do Gustavo Bittencourt sobre como ele e o Julio Fort conseguiram explorar o ataque extendido de exaustão de servidores DHCP ("Extended DHCP Exhausting attack"), sobre como exaurir todos os endereços IP de um servidor DHCP, mesmo que ele atenda a várias subredes. Estas palestras apresentraram novas técnicas de exploração de vulnerabilidades e mostram claramente que o Brasil possui pesquisadores excepcionais.

março 05, 2009

[Segurança] "Resource Guide" da ISC2 agora é online

Neste ano, a ISC2 está disponibilizando online o seu tradicional
"2009 Resource Guide for Today's Information Security Professional, Global Edition".

Este é um guia excelente, que normalmente é distribuído impresso ou em um CD, que relaciona uma extensa lista de sites, eventos, publicações e associações de segurança da informação. É uma ótima fonte de referência para pesquisa e para conhecer os melhores recursos disponíveis para os profissionais de Segurança da Informação. Agora o guia está disponível em uma versão online, gratuitamente, no site https://resourceguide.isc2.org.

Na versão online, cada categoria possui uma página inicial de busca. Mas basta fazer a busca em branco (sem nenhum parâmetro) para ver a relação completa com todos os resultados.